Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Procedimentos e Orientações – Controle de mosquitos

Os mosquitos são insetos alados que, dependendo da espécie, podem voar até 2 km em busca de alimentos ou de locais para sua postura. Em virtude dessa característica, a presença de mosquitos adultos num local não necessariamente implica na existência de condições propícias à sua proliferação. Os pontos críticos a serem inspecionados são totalmente diferentes para os insetos adultos e suas fases larvares.

Ciclo biológico resumido

O tempo de desenvolvimento de ovo a adulto  é, em média, de 10 a 14 dias. As fêmeas adultas podem viver de um a dois meses. Após sugar sangue, necessário à maturação dos seus ovos, a fêmea irá depositar os ovos em alguma coleção de água. Dos ovos eclodem larvas que passam por 4 estágios antes de se tornarem pupas , que em dois dias, se transformam em adultos.

Medidas preventivas

– Manter bem tampados caixas d’água, poços, tambores, cisternas e outros depósitos de água.
– Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Escová-los com bucha e sabão pois as fêmeas de Aedes aegypti  depositam seus ovos nas paredes do recipiente e o simples esgotamento da água não elimina  os ovos dessa espécie.
– Remover a água de calhas e lajes do imóvel.
– Descartar apropriadamente no lixo copos descartáveis, tampas de garrafa, latas e quaisquer outros materiais que possam acumular água.
– Não deixe pneus ao relento. Eles acumulam água e são criadouros preferenciais de mosquitos da dengue.

    CATEGORIAS:
Dicas Legislação Notícias

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: