Dedetização e Controle de Pragas

Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Baratas - Dedetização e Controle de Baratas

ARANHAS

Baratas - Dedetização e Controle de Barata

Saiba mais informações sobre as aranhas

Atualmente são conhecidas cerca de 40 mil espécies de aranhas, que podem ser encontradas nos mais diversos ambientes do planeta, inclusive em regiões desérticas. São animais muito importantes para o funcionamento do ecossistema pois são predadoras que se alimentam de artrópodes e outros insetos, que em grande quantidade, podem se tornar pragas urbanas.

As aranhas são aracnídeos carnívoros de hábitos geralmente solitários, predadores e principalmente terrestres. Apenas de 20 a 30 espécies possuem veneno tóxico para o homem. Alguns de seus inimigos naturais são pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas, insetos, entre outros animais.

Aranhas são majoritariamente peçonhentas, e injetam veneno em suas presas por meio do seu par de glândulas, encontrado em suas peças bucais. A gravidade do envenenamento varia de acordo com fatores como o local da picada, a sensibilidade individual e principalmente a espécie. Mas, ainda assim é indicado procurar assistência médica em qualquer caso de picada de aranhas.

Biologia das aranhas

AS ESPÉCIES DE ARANHAS
MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:

Aranha armadeira

Essa espécie é conhecida por ser uma das aranhas mais tóxicas e agressivas conhecidas pelo homem. Seu veneno tem um efeito neurotóxico extremamente forte que pode causar salivação, náuseas, diminuição da pressão sanguínea e vômitos.

Tamanho: 13 a 15cm (patas) + 1,7 a 4,8cm (corpo)
Cor: marrom avermelhado
Reino: Animalia
Ordem: Araneae
Classe: Arachnida
Espécie: Phoneutria nigriventer
Família: Ctenidae
Filo: Arthropoda

DIETA: A alimentação dessa espécie de aranha é baseada em insetos de pequeno porte como moscas, mosquitos, grilos e alguns artrópodes.

HABITAT: Sua área de distribuição natural é composta de países da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e norte da Argentina). É comumente encontrada em terrenos abandonados e plantações, principalmente de bananeiras.

IMPACTO: Essa espécie é conhecida por ser a aranha que mais causa acidentes, principalmente entre trabalhadores de plantações que estão mais suscetíveis a terem encontros com esses perigosos animais.

PREVENÇÃO: Por terem o costume de entrar em imóveis à procura de alimentos e parceiros para acasalar, podem acabar escondendo-se em entulhos, calçados, roupas e cantos. Logo, tomar cuidado e verificar a possível presença delas pode ser essencial para evitar o pior.

Viúva-negra-americana

Seu nome popular provém do seu comportamento de alimentar-se do macho após a cópula. Há consciência de que sua peçonha é extremamente forte e sua fama é de ser a espécie mais perigosa existente. Ainda assim, há no Brasil duas espécies consideradas mais perigosas.

Tamanho: 3cm (pernas) + 1cm (comprimento)
Cor: preto brilhante com uma mancha vermelha
Reino: Animalia
Ordem: Araneae
Classe: Arachnida
Gênero: Latrodectus
Família: Theridiidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Pequenos insetos desavisados que pousam em sua teia e os machos de sua espécie após o ato de acasalamento.

HABITAT: Geralmente é encontrada em locais escuros e frescos, por isso são encontradas em jardins, parques, gramados e até mesmo em residências. Possuem hábitos sedentários, ou seja, após se instalar em algum local dificilmente irá mudar-se.

IMPACTO: Normalmente ocorrem acidentes quando as aranhas (apenas as fêmeas) são comprimidas contra o corpo. Os relatos de acidentes com essa espécie são chamados de Latrodectismo e ocorrem principalmente na região Nordeste do Brasil.

PREVENÇÃO: Manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de lixo doméstico, folhas secas e entulhos e evitar ou fiscalizar folhagem densa no imóvel (plantas ornamentais, bananeiras, trepadeiras e outras).

Aranha de Jardim

Também conhecidas como aranha-de-grama ou aranha-lobo, essas aranhas pode ser confundidas com a as aranhas armadeiras por terem o mesmo método de defesa de levantar as patas quando intimidadas. Possuem na parte dorsal do seu abdômen um desenho de seta. São aranhas territorialistas, não vivem juntas, apenas quando estão em período reprodutivo.

Tamanho: 3cm (corpo) + 2cm (pernas)
Cor: marrom-clara ou cinzenta
Reino: Animalia
Ordem: Araneae
Classe: Arachnida
Espécie: Lycosa erythrognatha
Família: Lycosidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Alimentam-se basicamente de insetos, principalmente diversas espécies de baratas.

HABITAT: Atualmente essa espécie foi obrigada a estar mais presente em cidades devido ao crescimento de áreas urbanas, e localiza-se principalmente em meio a entulhos, gramados, pastos e residências.

IMPACTO: Os acidentes causados por essa espécie provocam uma dor discreta no local da picada. Sintomas como inchaço e vermelhidão podem aparecer nos pacientes, porém isso ocorre em menos de 20% dos casos. O tratamento geralmente não é necessário e a dor pode ser controlada com o uso de analgésicos.

PREVENÇÃO: Realizar uma desinsetização eficaz para prevenir o aparecimento das baratas já pode ser de grande ajuda por cortar a alimentação principal dessa espécie.

Ciclo de vida das aranhas

De forma básica, o ciclo de vida das aranhas funciona a partir do seu acasalamento entre um macho e uma fêmea. A aranha fêmea armazena seus ovos numa bolsa de fios de seda chamada ovissaco. Geralmente são colocados mais de 1000 ovos por postura e no geral as mães cuidam dos filhotes até sua eclosão. O tempo de vida desses bichos e alguns outros fatores de seu nascimento e sobrevivência variam de uma espécie para outra.

Atendimento Rápido!

ou pela Central de Atendimento: 0800 704 1528

ou pela Central de Atendimento: 0800 704 1528

Dicas para evitar a presença das aranhas

Evitar a presença de outros insetos através de serviço de desinsetização pode fazer com que a surjam menos aranhas devido à falta de alimentos para elas.

Contratar um serviço de dedetizadora que seja apto para realizar a aplicação de inseticidas nos locais onde as aranhas costumam fazer suas teias e se reproduzir: cantos, vãos de janelas ou portas, entre outros.

Fazer um armazenamento adequado de roupas antigas, caixas, e outros objetos. Ao condicionar corretamente esse tipo de local você evita que ele se torne propício para o aparecimento de pragas.

Manter plantas, lixo, resíduos e o mulch (acolchoado de solo) longe das paredes das casas, visto que esses locais são propícios para o aparecimento das aranhas.

 Dedetização de Aranhas

A desinsetização em essência é o controle a diversas espécies de insetos. Solicitar uma desinsetização pode significar a compra de um “combo” de combate a pragas rotineiras como: baratas, formigas, traças entre outros, mas é comum nos referirmos ao sentido mais amplo, unindo apenas a espécie de maior interesse a ser combatida: desinsetização para aranhas por exemplo.

UNIPRAG – CONTROLE E DEDETIZAÇÃO DE BARATAS

A Uniprag é uma empresa de controle de pragas com atuação nacional, criada com o objetivo de oferecer soluções eficazes com o máximo de segurança para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Certificada em seu sistema de gestão da qualidade conforme a norma NBR ISO 9001:2008, a UNIPRAG possui o maior e mais qualificado corpo técnico do mercado, oferecendo soluções inovadoras, pensando globalmente e agindo de forma localizada com rapidez e qualidade.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

CLOSE
CLOSE

Pin It on Pinterest