Dedetização e Controle de Pragas

Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Baratas - Dedetização e Controle de Baratas

CARAMUJOS

Baratas - Dedetização e Controle de Barata

Informações sobre os danos que os caramujos causam no seu ambiente

O caramujo africano, como é conhecido o principal caramujo considerado uma praga urbana, é perigoso porque transmite uma série de doenças. Como seu andar é lento e ele se localiza em jardins, é o alvo da brincadeira de crianças. Porém, manipulá-los não é uma boa ideia pois o contato direto já causa contágio.

Os caramujos gostam de locais úmidos e com sombra. Por isso, podem ser encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares.

Muitas vezes esse molusco é confundido com o caracol. A aparência dos dois é muito próxima mas o caramujo é um animal aquático que respira por brânquias. Já o caracol é um animal terrestre com pulmão, ou seja, não sobrevive se estiver debaixo d’água.

O caramujo pode causar doenças como esquistossomose, meningite, eosinofílica e a estrongiloidíase. Ele se reproduz rapidamente porque não possui predadores naturais nos centros urbanos. Se alimenta de plantas e pode se nutrir até de tintas de casa.

Os caramujos causam danos também em plantações e jardins, já que se alimentam de vegetais. É importante utilizar equipamentos de segurança individuais para manipulação dos caramujos, pois as secreções são os principais pontos de contaminação do animal.

Quando você perceber uma grande quantidade de animais, provavelmente é uma infestação. Chame uma empresa especializada para ajudá-lo, pois além de controlar os caramujos, ela deve descartá-los adequadamente, pois mesmo mortos eles podem contaminar o seu ambiente.

Biologia dos Caramujos

A ESPÉCIE DE CARAMUJO
MAIS COMUM NO BRASIL É:

Caramujo gigante africano

Originário da África, o caramujo gigante africano é um molusco que chegou ao Brasil em 88, com o objetivo de cultivo e comercialização do sofisticado escargot, sendo uma alternativa mais barata a essa iguaria. Porém, após o fracasso da comercialização, os criadores soltaram os animais na mata.

É considerada praga agrícola, possui hábitos noturnos e pode sair durante e depois de chuvas. O animal pode contribuir para transmissão da febre amarela e dengue. As conchas dos animais mortos podem acumular água e se transformar em criadouro do Aedes aegypti.

Atendimento Rápido!

ou pela Central de Atendimento:
0800 704 1528

ou pela Central de Atendimento: 0800 704 1528

Tamanho: Até 18 cm de comprimento
Cor: concha escura com manchas clara
Reino: Animalia
Ordem: Pulmonata
Classe: Gastropoda
Espécie: Achatina fulica
Família: Achatinidae
Filo: Mollusca

DIETA: Vegetais.

HABITAT: Pode ser encontrado em jardins, matas, terrenos baldios, locais com concentração de folhas, madeiras, entulhos, pedras e locais similares.

IMPACTO: Transmitem doenças como meningite, pois é hospedeiro natural da doença, o verme Angiostrongylus cantonensis. Humanos podem se infectar através de verduras em que o caramujo deixa o seu muco.

PREVENÇÃO: Evitar entulhos nos jardins, manter terrenos limpos e sem abrigo para os caramujos.

Ciclo de vidas dos caramujos

Os caramujos são moluscos hermafroditas, mas a sua reprodução é cruzada, ou seja, mesmo tendo os dois sexos, eles precisam de outro para acasalar. Se tornam adultos em até 5 meses, depositando ovos 4 vezes em toda sua vida com até 600 ovos.

Como evitar caramujos e seus problemas

• Como evitar caramujos e seus problemas;
• Descartar objetos acumulados em áreas externas;
• Manter a vegetação baixa, limpando jardins e matas;
• Eliminar o lixo de maneira adequada;
• Não utilizar a concha como objeto de decoração ou artesanato, pois ela pode estar contaminada;
• Evitar contato direto com o caramujo.

10 curiosidades

SOBRE OS CARAMUJOS

1– Os adultos atingem até 18 cm e podem pesar até 500g.

2– Os caramujos já nascem com suas cascas. Conforme vão crescendo, a concha aumenta junto.

3– Existem no mundo 400 famílias de caramujos.

4– Os caramujos aceleram sua proliferação em tempos chuvosos e com bastante calor.

5– Os caramujos são animais destruidores e podem se nutrir de tinta de parede, sacola plásticas e outros materiais, além de vegetais.

6– O caramujo gigante africano possui outros nomes como acatina, caracol-africano, caracol-gigante, caracol-gigante-africano, caramujo-gigante, caramujo-gigante-africano ou rainha-da-África.

7– As doenças transmitidas pelos caramujos podem se originar: do contato direto, de verduras e frutas não higienizadas e do consumo direto do caramujo. Porém, o caramujo deve estar contaminado com o microrganismo para que a doença se instale.

8– O caramujo não morde, ataca, pica ou expele veneno ao ser humano.

9– Apesar do marco histórico do caramujo no Brasil seja de 1988, há registros de que algumas espécies chegaram bem antes, em 1803.

10– O problema da infestação do caramujo é maior no aspecto ecológico, pois ele destrói diversidades de espécies, invadindo o ecossistema de plantas e animais.

controle de caramujos

 Controle de Caramujos

Os caramujos são moluscos que causam problemas para a saúde do ser humano. Por esse motivo é importante se atentar ao controle de caramujos com uma empresa especializada. A Uniprag pode ajudá-lo neste controle.

UNIPRAG – CONTROLE E DEDETIZAÇÃO DE BARATAS

A Uniprag é uma empresa de controle de pragas com atuação nacional, criada com o objetivo de oferecer soluções eficazes com o máximo de segurança para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Certificada em seu sistema de gestão da qualidade conforme a norma NBR ISO 9001:2015, a UNIPRAG possui o maior e mais qualificado corpo técnico do mercado, oferecendo soluções inovadoras, pensando globalmente e agindo de forma localizada com rapidez e qualidade.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Pin It on Pinterest