Dedetização e Controle de Pragas

Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

QUE MOSQUITO ME PICOU? DIFERENÇAS ENTRE OS ESPÉCIES DE MOSQUITOS

Saiba as espécies de mosquitos que transmitem febre amarela, dengue, malária, entre outras doenças graves

São ao todo 6 espécies de mosquitos que mais transmitem doenças no Brasil. Febre Amarela, Dengue, Zika, Chikungunya, Malária…todas enfermidades graves, que podem causar a morte da pessoa infectada.
Por isso, é muito importante saber reconhecer as espécies de mosquitos mais perigosas que assolam o Brasil.

A seguir, um guia rápido para você identificar se o mosquito que te picou oferece algum perigo.

Os mosquitos e as doenças que transmitem

1) Anopheles

anopheles mosquitosTransmissor da Malária. Esse mosquito é popularmente conhecido como mosquito-prego e é vetor do protozoário Plasmodium, que causa Malária. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas morram a cada ano ao redor do Mundo, vítimas da doença.

De hábitos noturnos, o mosquito-prego é mais encontrado em áreas silvestres e rurais, mas atacam as pessoas dentro de seus domicílios.

2) Flebótomo (Mosquito-Palha)

mosquito palha Transmissor da Leishmaniose. Embora não seja considerado mosquito, tem o nome popular de mosquito-palha. Também é conhecido por birigui, tatuquira e cangalhinha. Ele pica animais como cães e cavalos infectados com o protozoário Leishmania chagasi, responsável pela doença, e pica a pessoa, transmitindo a enfermidade.

Tem hábitos noturnos e quando pousam mantêm suas asas abertas.

3) Aedes aegypti

aedes aegyptiTransmite Dengue, Zika, Chikungunya. É o mais temido no Brasil, por ser um mosquito urbano. Assim, o número de casos das doenças que ele transmite são alarmantes, principalmente no verão, quando sua proliferação é maior e mais acelerada.

De hábitos preferencialmente diurnos, também podem picar à noite na presença de luz. A fêmea precisa estar infectada para transmitir os vírus, mas sua presença em um ambiente é sempre motivo de preocupação.

4) Aedes albopictus

aedes albopictusO mosquito Aedes albopictus transmite as doenças Dengue e Febre Amarela. É o primo do Aedes aegypti, encontrado predominantemente em áreas silvestres e rurais, por isso, pica mais animais.

Porém, pode alcançar as cidades próximas, dispersando doenças quando infectado.

           

5) Culex quinquefasciatus

mosquito culexTransmitem Febre do Nilo Ocidental, Zika e Elefantíase. Seus nomes populares são muriçoca ou pernilongo. De hábitos noturnos são os mosquitos que mais aparecem em nossas residências, nos incomodando com seu zumbido característico. Pouca gente sabe, mas podem transmitir Elefantíase (parasita Wuchereria bancrofti) e Febre do Nilo (arbovírus Flavivírus).

A Fio Cruz realizou pesquisas para determinar se o Culex tem potencial para ser transmissor da Zika. A resposta foi sim!

6) Haemagogus e Sabethes

mosquito haemagogusTransmitem Febre Amarela. São uns dos principais transmissores da doença no Brasil. Preferem habitar áreas silvestres e ficam mais nas copas de árvores.

Assim, picam macacos, que uma vez infectados pela Febre Amarela servem de alarme para a região.

Problema com mosquitos? Temos a solução!

Se sua região sofre com problema de mosquitos, ligue agora mesmo para a regional mais próxima e peça uma visita de um dos nossos técnicos. Ele irá avaliar o local e traçar a melhor estratégia para controlar os mosquitos.

A UNIPRAG conta com os melhores produtos e o melhor atendimento. Nosso selo ISO 9001 é um dos comprovantes de nossa excelência!

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Pin It on Pinterest

Share This