Doenças Fatais Transmitidas por Pombos

As aves estão por toda a parte e podem contaminar o seu organismo sem nenhum tipo de contato direto, apenas pela respiração

Os pombos viraram notícia nos últimos dias quando mataram um homem em Aracaju e fizeram mais duas vítimas em São Paulo. O alerta contra esses animais é questão de saúde pública. Há muitas aves soltas nos centros urbanos, o que contribui para o aumento desequilibrado da população. Dessa forma, as doenças transmitidas pelos pombos só evoluem ainda mais!

Saiba que não apenas ter contato direto com o animal é perigoso, como também ficar perto de seus excrementos. A maioria das doenças transmitidas pelos pombos é contraída pelo ar. Esporos com microrganismos ficam a espera da vítima, que pode contrair enfermidades fatais através da respiração.

A ampliação de pombos nas cidades é ocasionada pela facilidade de adaptação da ave e também pela cultura do brasileiro de oferecer comida ao animal. Isso provoca sérios riscos para toda a população. Como essas pragas urbanas não podem ser mortas, nem maltratadas, foi criado um serviço específico que se chama Manejo de Pombos.

Doenças Fatais Transmitidas por Pombos - Uniprag

Confira abaixo as principais doenças transmitidas pelos pombos

Saiba quais são as enfermidades de origem viral, bacteriana ou fúngica que podem ser originadas dessas aves:

1. Criptococose

Conhecida também como Doença do Pombo, ela é uma infecção que atinge principalmente os pulmões. O fungo causador é encontrado nas fezes das pragas urbanas. Os sintomas são febre, fraqueza, dor na cabeça e no peito, náusea e vômito, confusão mental, entre outros.

2. Histoplasmose

Chamada também de doença das cavernas, porque pode ser transmitida igualmente pelos morcegos, a Histoplasmose também é causada por fungos que se encontram nas fezes dos pombos. Os sintomas são: febre, tosse seca, dor no peito e nas juntas, inchaço nas pernas, falta de ar, tosse com sangue.

3. Salmonelose

A doença é transmitida por uma bactéria encontrada nas fezes dos pombos e que pode chegar até um alimento, contaminando-o. É uma enfermidade que causa transtornos no aparelho digestivo. Os sintomas são: febre, dor no estômago, vômitos e diarreia.

4. Toxoplasmose

O processo da transmissão da Toxoplasmose por pombos é a mesma da Salmonelose. Alimentos contaminados que podem chegar até o organismo humano. Os sintomas são dor nos músculos, febre, fadiga, dor de cabeça e inchaço nos gânglios.

Previna-se da doença do pombo: chame a UNIPRAG

Se você deseja uma equipe que realize o Manejo de Pombos de forma completa e eficiente, entre em contato com uma das unidades da UNIPRAG. Evite que doenças transmitidas pelos pombos causem tantos problemas. Elas podem ser fatais, então, todo cuidado é pouco! Solicite um orçamento!

Pin It on Pinterest

Share This