Dedetização e Controle de Pragas

Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Curiosidades e outras informações sobre o controle de pombos

O controle de pombos é importante para o equilíbrio das aves nas cidades

controle de pombosFalar de controle de pombos chega a ser estranho para a população em geral, já que as aves não são vistas como pragas urbanas. Elas se adaptaram as cidades a tal ponto que se tornaram amigáveis para o ser humano, que interage com este animal no seu dia a dia. Porém não é uma boa ideia tocar, ficar perto ou alimentá-lo.

O nome correto do serviço de controle dessas aves é manejo de pombos. Manejo porque as atividades dão conta de remanejar os animais de ambiente e não exterminá-los, o que é proibido por lei. Essa é uma forma de conter a proliferação dos animais pois eles causam transtornos para a saúde e patrimônio público e privado.

Porém, como controle de pombos é um termo mais procurado, pois no final das contas, é esse o objetivo do serviço, vamos continuar utilizando ele nessa série de matérias sobre estas pragas urbanas.

Existem em torno de 300 espécies de pombos no Brasil, porém apenas 3 são classificadas como pragas urbanas. Pragas são consideradas espécies de insetos e animais que causam danos à saúde do homem. E o pombo é um deles, que vive em média 15 anos, se possuir condições favoráveis de sobrevivência como alimento, água e abrigo.

Curiosidade sobre os pombos

manejo de pombos

• Os pombos chegaram no Brasil em 1808, junto com a monarquia portuguesa como aves de estimação e animal doméstico;

• O nome científico é Columba livia, que significa “pombo cinza azulado” por conta da plumagem da ave;

• Em média cada indivíduo mede 38 cm;

• A alimentação dos pombos é dividida entre grãos diversos e frutas, porém no meio urbano eles se alimentam de restos de comida, resíduos e outros materiais contaminados e sujos. Isso faz com que eles fiquem suscetíveis a doenças, transmitindo-as para os humanos;

• As aves podem se reproduzir até 6 vezes por ano, colocando 2 ovos por vez. A incubação do ovo ocorre em até 19 dias;

• São considerados pragas porque causam sérios danos ambientais, pois competem por alimento com aves nativas, destroem monumentos históricos e danificam objetos diversos, como pintura de carros, com suas fezes que são ácidas. Além disso, transmitem em torno de 57 doenças ao homem tais como: criptococose e salmonella;

• Algumas pessoas os chamam de “ratos com asas”. Isso porque são tão prejudiciais quanto este outro animal, que não é bem visto pelos humanos;

• Em alguns países os pombos são considerados atração turística em praças, como na Itália e Turquia.

• Os pombos possuem uma ótima visão, enxergando cores que nem o ser humano vê.

• As fezes dos pombos pode causar problemas de entupimento em locais públicos como calhas, bueiros e tubulações, além de transmitirem doenças e servirem de gatilho para problemas respiratórios.

Problemas com pombos? Solicite o serviço de controle de pombos

O serviço especializado em equilibrar a população de pombos é o manejo de pombos. As atividades do trabalho consistem na retiradas das condições de permanência do animal para que ele, espontaneamente, migre para outro local. São utilizadas barreiras físicas modernas e repelentes com total concordância da lei e sem ferir os animais.

É importante preservar a saúde humana, mas com cuidado para não descumprir as leis ambientais do IBAMA, que protegem os pombos. Essas atividades vão reequilibrar o ecossistema para que as aves não tornem-se um problema maior para a população. Solicite um orçamento e conheça o serviço de manejo de pombos das unidades Uniprag pelo Brasil.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: