Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Como um alimento atrai uma formiga? Uma curiosidade de muitos.

O fascinante universo dos insetos sociais volta e meia é tema de matéria em revistas de referência, e nada mais importante para esses veículos, que buscarem a partir de especialistas, respostas que possam de forma objetiva desvendar segredos e derrubar mitos.

A partir da duvida da leitora Jéssica Oliveira de São Paulo, Mundo Estranho entrevistou as biólogas Carolina Ahlert (Antinsect Uniprag) e Ana Eugênia de Carvalho (Instituto Biológico de São Paulo), que trataram dos seguintes pontos:

Em busca de comida:

Na verdade, as formigas é que vão à caça. Um grupo de operárias sai do ninho e procura reconhecer moléculas de alimentos no ambiente por meio de receptores olfativos chamados sensilas, que ficam nas antenas. Quando encontram, elas voltam ao ninho para recrutar reforços.

Caminho das pedras:

Para não se perderem, elas liberam feromônios (substâncias químicas naturais), que formam uma trilha até a comida. As preferências alimentares variam entre as espécies. As formigas-cortadeiras, por exemplo, levam folhas para alimentar um fungo que cultivam dentro do formigueiro para, depois, o comerem. Outras estocam comida dentro do próprio abdômen. Mas o açúcar é sempre uma boa pedida: fácil de encontrar e transportar, além de fornecer energia para elas trabalharem.

Bufê:

Quando as operárias que estavam “na rua” chegam com a comida, outras operárias separam o que será devorado na hora, o que será estocado e o que será alimento das larvas

Roomies:

A formiga mais comum de se encontrar procurando comida dentro de casa são as formigas-fantasma. Elas são bem pequenas (de 1 a 1,5 mm) e podem construir ninho em partes ocas das paredes, pisos soltos, batente de portas e dentro e embaixo de móveis e eletrodomésticos

UMA ÚLTIMA CURIOSIDADE

– Ao tocar as antenas, uma formiga pode saber, por meio dos feromônios liberados, se a colega está bem alimentada ou não.

Veja a matéria na integra e outras mais.

    CATEGORIAS:
Dicas Legislação Notícias

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: