Controle de pragas em hospitais: principais insetos e animais perigosos
O controle de pragas em hospitais visa proteção contra animais invasores
As pragas urbanas estão a todo momento procurando uma oportunidade para conseguir abrigo e alimentação. Os estabelecimentos de saúde são atrativos para estes animais invasores, pois possuem um grande fluxo de pessoas e de material orgânico e descartável. É vital que o controle de pragas em hospitais seja um serviço ativo e operante.
Já falamos aqui sobre os problemas provocados pelas pragas urbanas em ambientes hospitalares. Hoje, você vai conhecer quais são as principais ameaças que tornam o controle de pragas em hospitais indispensável para a sobrevivência do estabelecimento. Existem insetos e animais que são mais encontrados nesse tipo de ambiente.
Dessa forma, se você participa da administração ou trabalha neste local sensível, deve indicar o serviço de controle de pragas em hospitais. Principalmente se verificar episódios em que a presença desses animais possam causam problemas e constrangimentos. O ideal é agir o quanto antes!
Saiba quais são os top 5 insetos e animais nocivos que atrapalham o dia a dia de um hospital
1. Baratas
As baratas são insetos que causam nojo na maioria das pessoas. Se encontradas em hospitais podem provocar verdadeiro pânico nos visitantes e colaboradores. Além disso, seus corpos contêm diversos microrganismos perigosos que podem transmitir doenças sérias e contaminar salas esterilizadas, por exemplo, ou até mesmo a comida dos pacientes.
Principais espécies: barata francesinha (Blattella germanica), barata americana (Periplaneta americana) e barata oriental (Blatta orientalis).
2. Ratos
Roedores são pragas urbanas altamente perigosas, pois transmitem doenças pelos seus excrementos, como a leptospirose. Além disso, ter ratos no ambiente torna-o bem inseguro. Muitas pessoas possuem fobias e eles ainda podem causar acidentes graves como incêndios, já que roem fios e cabos elétricos.
Principais espécies: ratazana (Rattus norvegicus), rato de telhado (Rattus rattus) e camundongo (Mus musculus).
3. Formigas
As formigas atuam como vetores de doenças. Geralmente passam despercebidas pelo ambiente, o que representa um perigo ainda maior para o controle de pragas em hospitais. A grande mobilidade desses insetos aumenta os riscos de infecções hospitalares.
Principais espécies: formiga louca (Paratrechina longicornis), formiga argentina (Linepithema humile) e formiga fantasma (Tapinoma melanocephalum).
4. Mosquitos
Os mosquitos podem transmitir diversas doenças para pacientes já fragilizados. Por isso, devem estar dentro da gama de insetos que devem ser eliminados pelo controle de pragas em hospitais. Algumas enfermidades transmitidas por eles são: dengue, febre amarela, zika, malária e chikungunya.
Principais espécies: Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti, Anopheles e Aedes albopictus.
5. Moscas
As moscas são tão nojentas e contaminadoras quanto as baratas e formigas. Elas também carregam inúmeros microrganismos que podem causar infecção hospitalar e doenças em pacientes, colaboradores e visitantes dos hospitais. Não esqueça nunca as moscas na hora do controle de pragas em hospitais.
Principais espécies: mosca doméstica (Musca domestica) e mosca varejeira (Chrysomya megacephala)
Não espere a visita dessas pragas urbanas para você tomar uma atitude
Entre em contato com uma das unidades da UNIPRAG pelo Brasil para que seu controle de pragas em hospitais seja verdadeiramente efetivo. Temos equipe e experiência para criar estratégias de proteção para tornar seguro o seu ambiente de saúde. Fale conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento conosco!
Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas
Confira dicas, notícias e curiosidades
Verões quentes, riscos maiores: como bares e restaurantes podem evitar surtos e reclamações
O aumento de pragas urbanas traz riscos para bares e restaurantes
Um dos benefícios do verão é que as pessoas ficam mais animadas para sair com os amigos, pegar uma praia, visitar bares e restaurantes. Contudo, essa é a época preferida das pragas urb…
Quando o estabelecimento fecha: o que leva à interdição por pragas e como evitar isso
Mantenha o cumprimento das normas sanitárias para evitar interdição por pragas
A interdição por pragas urbanas não é algo incomum. Alguns negócios não percebem a tempo a presença desses insetos e animais nocivos. Quando as fiscalizações identificam a…
Os perigos dos roedores em aeroportos: riscos e estratégias de controle eficaz
Os roedores em aeroportos podem paralisar as atividades e atrasar os voos
As pragas urbanas são um problema comum em diversos setores da sociedade, se desenvolvendo com rapidez quando encontram condições favoráveis. Os ratos são um bom exemplo, que s…
Controle de aves em aeroportos: como evitar colisões e manter a segurança aérea
Negligenciar o controle de aves em aeroportos pode afetar as operações rotineiras
O fluxo diário de pessoas é intenso nos aeroportos, responsáveis por realizar voos domésticos e internacionais que levam e trazem pessoas de todas as partes do mundo. E…
Insetos em aeronaves: como evitar a disseminação de doenças entre países
Os insetos em aeronaves são um risco à segurança dos passageiros e tripulantes
As pragas urbanas já dominam o ambiente terrestre, mas não há limites para esses agentes. Os insetos em aeronaves são um bom exemplo, que ameaçam diretamente a saúde das p…
Por que o controle de pragas é fundamental em aviões e aeroportos?
O controle de pragas em aviões e aeroportos garante uma operação aérea segura
Áreas com grande circulação de pessoas são mais propícias à infestação de pragas devido à disponibilidade de alimentos, além da possibilidade de transporte passivo dos agen…
Tecnologias avançadas no controle de pragas para ambientes farmacêuticos sensíveis
O controle de pragas para ambientes farmacêuticos faz parte das boas práticas de higiene e segurança
Quando se trata de pragas urbanas, todos os cuidados são essenciais para evitar problemas associados à infestação. No setor produtivo, as abordagens …
Normas regulatórias para controle de pragas na indústria farmacêutica: como garantir a conformidade?
O controle de pragas na indústria farmacêutica é essencial para a segurança dos medicamentos
O cuidado contra as pragas urbanas é uma das medidas obrigatórias aplicadas a diversos setores produtivos, pois a presença silenciosa é uma ameaça direta à m…
Boas práticas de controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas
O controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas garante a segurança sanitária
As pragas urbanas podem afetar qualquer ambiente, mas os riscos que elas geram mudam conforme o tipo de local atingido. No setor da saúde, as colônias pode…
Por que o controle de pragas é crítico na indústria farmacêutica?
O controle de pragas na indústria farmacêutica reforça o compromisso com a higiene e segurança
Seguir as condições higiênico-sanitárias determinadas pela ANVISA é uma obrigação de todos os setores que trabalham com a manipulação ou produção de produt…
A importância do controle de pragas no comércio de alimentos
O controle de pragas no comércio de alimentos garante a continuidade da produção
As pragas urbanas são as principais vilãs de alguns ambientes, como aqueles que trabalham com a manipulação ou distribuição de alimentos. Os restaurantes, padarias, bare…
Como evitar pragas no comércio de alimentos: práticas preventivas essenciais
As pragas no comércio de alimentos podem destruir a produção
Os setores alimentícios abastecem diariamente a mesa dos brasileiros, e essa é uma tarefa que exige atenção quanto à qualidade dos produtos. Além das medidas internas de cada ambiente, os c…
















