4 dicas para montar uma estratégia de controle contra o percevejo de cama
O percevejo de cama é uma praga reconhecida como um problema de saúde mundial.
Durante muito tempo, as inúmeras infestações recorrentes em residências levaram a uma verdadeira guerra contra esse inseto. Por volta da metade do século XX, o desenvolvimento de inseticidas fez com que os casos diminuíssem consideravelmente, dando a impressão de que o problema estava resolvido… mas só parecia.
Com o tempo, o percevejo de cama reapareceu nas casas e, para agravar a situação, ficou mais resistente aos venenos comuns. Como combatê-lo, então?
Aposte na prevenção e deixe de lado o uso de substâncias químicas tóxicas, evitando que o inseto encontre qualquer local para se instalar próximo a você.
Vale lembrar que o percevejo de cama é difícil de ser visto, pois mede cerca de sete milímetros. Embora não transmita doenças ao ser humano, alimenta-se de sangue e sua picada pode causar coceira persistente, gerando grande incômodo.
Pensando nisso, reunimos quatro dicas para que você evite que sua casa se torne, também, o lar dessa praga.

Os percevejos de cama não transmitem doenças e suas picadas causam reações diferentes em cada pessoa.
Antes de viajar, é importante pesquisar se o hotel já teve um caso de bed bug. Além disso, vale a pena fazer uma pequena inspeção no quarto para ficar totalmente seguro.
Os percevejos de cama são insetos difíceis de controlar. Por esse motivo, é importante a intervenção de uma controladora de pragas e vetores, para realizar todos os procedimento específicos para evitar a migração dos insetos para outro local.
Inseticidas domésticos não são eficazes contra eles e podem até causar intoxicação.
1. Faça inspeções com frequência em busca do percevejo de cama
Esse é o local exato onde o percevejo quer chegar. Por serem insetos de hábitos noturnos, a instalação na cama é a tática perfeita para se alimentarem e passarem despercebidos, pois assim podem atacar enquanto você estiver dormindo. Além disso, os esconderijos no colchão podem ser o lugar ideal para o percevejo colocar seus ovos sem ser incomodado.
Em alguns casos de infestação avançada, é possível identificar os percevejos na cama assim que é retirado o lençol. Contudo, na maioria das vezes, você precisa saber mais precisamente onde eles costumam buscar abrigo. O local favorito do inseto é a costura nas bordas do colchão, que deve ser a parte observada com mais cuidado.
Esteja atento ainda aos cantos da estrutura de madeira e quanto à aparição de pequenas manchas de sangue no tecido das roupas de cama. Outra medida simples que também pode dificultar a vida da praga é ter um revestimento no colchão que impeça o seu acesso.
2. Inspecione também o entorno
Se você não encontrou percevejos nessa primeira inspeção, não pense que o problema está resolvido, pois eles podem estar escondidos em outros locais. Um primeiro cuidado: deve-se evitar que a cama esteja encostada na parede para não facilitar o caminho do inseto até você. Além disso, pequenos buracos ou rachaduras servem perfeitamente como lar para o inseto: isso porque ele pode passar o dia inteiro abrigado e sair durante a noite para se alimentar.
Deixar roupas de cama (lençóis, cobertas, fronhas) no chão pode acabar sendo uma espécie de “ponte” para que o percevejo chegue até a cama. Cortinas das janelas do quarto, assim como abajures, criados-mudos e tapetes precisam ser revistados com certa frequência – e redobre a atenção se houver sinais de infestação e você não estiver encontrando a praga nos locais mais comuns.
3. Eleve a temperatura
Uma característica dos percevejos de cama que você precisa saber é: eles não suportam altas temperaturas. Utilize isso a seu favor da forma que ficar melhor para você. Confira as dicas abaixo:
– Após lavar as roupas de cama, coloque-as na secadora de 10 a 20 minutos para esquentar o tecido.
– Você pode utilizar também um vaporizador nos locais da cama onde o percevejo usualmente busca abrigo. Essa ferramenta eleva a temperatura para cerca de 50ºc.
– Se não puder contar com as máquinas, utilize então o método natural: coloque o colchão, os lençóis, travesseiros e as cobertas nosol para expulsar a praga ou prevenir sua presença.
4. Cuidados ao viajar com o percevejo de cama
Não se sabe onde os percevejos ressurgiram, mas sabe-se exatamente como eles foram transportados para todos os cantos do planeta: pegando carona com os viajantes. Existem alguns cuidados que você deve ter quando for conhecer outros países, principalmente se o destino for a América do Norte ou a Europa (continentes com proporções epidêmicas da praga). Nos Estados Unidos, por exemplo, esse problema foi considerado uma emergência de saúde pública.
Em primeiro lugar, é importante verificar se não há sinais de percevejos, mesmo na cama do quarto de hotel mais conhecido da cidade. Caso você encontre, não arrisque, peça para trocar de cômodo o quanto antes. Antes de retornar da viagem, verifique as costuras da parte interna de sua bagagem, assim como tudo que estiver carregando nela. Acredite ou não, mas foi dessa forma que o inseto chegou ao mundo inteiro.
Para garantir, quando chegar em casa lave todas as roupas em uma temperatura quente e verifique a mala mais uma vez antes de guardá-la.
Em casos de infestação avançada, não tente combater a praga por conta própria.
Nossas recomendações são apenas para prevenção, e por um bom motivo: somente uma empresa especializada, com uma equipe capacitada, pode realizar o manejo correto do percevejo de cama.
Conte com a Uniprag para resolver esse e quaisquer outros problemas com pragas urbanas. Faça uma cotação para o controle de percevejo de cama.