Infestação de Cupins em Monumentos Históricos: Veja como Acabar com Ameaças Silenciosas

A infestação de cupins em imóveis antigos aumenta o risco de acidentes

As pragas urbanas que invadem os estabelecimentos são um problema direto para a segurança das pessoas, mesmo aquelas que não transmitem doenças. O acidente ocorrido na Igreja de São Francisco, no centro histórico de Salvador, aponta a necessidade de medidas corretivas e preventivas contra a infestação de cupins, pequenos insetos que danificam estruturas de madeira.

Segundo o restaurador consultado para o caso, a infestação de cupins, associada à ineficiência dos órgãos responsáveis pela restauração e conservação do patrimônio, ocasionaram o desabamento do teto da igreja. Uma turista de 26 anos morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas. O caso na capital soteropolitana reforça a importância de medidas para localizar e tratar as colônias em monumentos históricos,  prevenindo tragédias e garantindo a preservação do patrimônio cultural.

Eliminar a infestação de cupins exige estratégias adequadas ao ambiente 

Salvador se destaca pela riqueza cultural e se destaca pelas igrejas que contam a história por meio de vitrais, pinturas e estátuas. No Pelourinho, área onde ocorreu o acidente, há pelo menos 15 igrejas tombadas pela sua importância histórica e, mesmo que estejam em boas condições aparentes, exigem a manutenção adequada para evitar outros acidentes causados pela infestação de cupins.

A medida ideal para eliminar as colônias é a descupinização, uma abordagem profissional baseada em produtos de qualidade e tratamentos pontuais contra a espécie ativa. A descupinização é uma abordagem corretiva importante em monumentos históricos para localizar os ninhos e removê-los antes que danifiquem o madeiramento do local.

Infestação de Cupins em Monumentos Históricos: Veja como Acabar com Ameaças Silenciosas
Foto/Montagem - Autor: Agência Digital Space

A assistência profissional garante a eficiência e segurança da descupinização em monumentos históricos

O manejo de pragas em locais tombados requer atenção dobrada, afinal, a fragilidade de algumas estruturas influencia na maneira como as técnicas de controle serão aplicadas. Por isso, é importante contratar uma empresa especializada em descupinização para identificar os focos e aplicar os tratamentos conforme a necessidade.

A UNIPRAG é a opção certa para realizar esse tipo de atendimento. Com ampla experiência no mercado e uma equipe com amplo conhecimento em descupinização de monumentos históricos, a empresa controladora de pragas assegura a eficiência contra a infestação de cupins. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.