Sobre a Doença do sono: entenda mais sobre essa enfermidade

A Doença do Sono é transmitida pelas moscas e é muito perigosa

Conhecida também como Tripanossomíase Humana Africana, a Doença do Sono é uma enfermidade associada à inflamação que atinge o sistema nervoso central e causa disfunções neurológicas graves. A Doença do Sono também pode levar a óbito em casos graves.

Tal enfermidade é de origem parasitária e é causada pelo agente Trypanosoma brucei. A mosca tsé-tsé (Glossina) é o vetor responsável por transmitir a Doença do Sono às pessoas. Há registros de que essa enfermidade chegou até o Brasil através de gado contaminado, que foi transportado por navios portugueses.

Sobre a Doença do sono: entenda mais sobre essa enfermidade

Quais são as consequências da Doença do Sono?

Conforme mencionado no início deste artigo, a Doença do Sono ataca o sistema nervoso central humano. Quando a enfermidade não é identificada a tempo, a gravidade do caso do paciente pode evoluir e levá-lo a óbito. Os sintomas, por sua vez, normalmente surgem entre três semanas até um mês após o contágio.

Febre, dor de cabeça e nas articulações e até mesmo coceira são alguns sintomas iniciais da Doença do Sono. Conforme o quadro se agrava, outros sinais podem surgir, como: confusão mental, fraqueza e mudança de humor. Algo curioso sobre a Doença do Sono é que ela também desregula o sono, pois a pessoa infectada pela enfermidade prefere o dia à noite para dormir.

É importante tomar todos os cuidados para evitar a Doença do Sono

Embora a Doença do Sono não seja comum no Brasil, é importante tomar cuidado ao visitar locais onde há maior atividade de casos, como as regiões oeste e central da África. Para promover o controle eficiente de moscas, a Uniprag tem uma completa equipe de profissionais prontos para te atender. Entre em contato para saber mais informações e solicite o seu orçamento conosco.