Ratos são intrusos que podem causar doenças sérias!

Protagonistas de filmes e desenhos infantis, esses animaizinhos na vida real causam tanta repulsa quanto as baratas.

Os ratos urbanos vivem pelos telhados, ruas e esgotos, podendo transmitir direta e indiretamente doenças sérias aos seres humanos. São cerca de 2.000 espécies de ratos espalhadas pelo mundo.

No Brasil, apesar de não terem sido feitos estudos científicos que comprovem sua abundância,  acredita-se que existam  cerca de 150 milhões destes roedores urbanos. Diferenciam-se de outras pragas urbanas como cupins e carrapatos por serem mamíferos, terem tamanho maior, e consequentemente, maior quantidade de bactérias e vírus.

As espécies urbanas podem ser classificadas de modo geral em residentes e não-residentes. As espécies residentes são o camundongo (que habita o interior das edificações e faz ninhos em armários, fogões, geladeiras e até máquinas de lavar roupa, alimentando-se de frutas e alimentos armazenados) e o rato preto, encontrado nos forros das casas, na parte oca de árvores ou em sótãos.

A espécie não-residente é a ratazana, ótima nadadora que habita os esgotos ou faz tocas e túneis subterrâneos em terrenos baldios e nas encostas de córregos a céu aberto.

 

Ratos são intrusos que podem causar doenças sérias!
Foto: freepik – Freepik – Premium License

Estes roedores se reproduzem até nove vezes ao ano, tendo de 5 a 14 filhotes por ninhada.

Segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde, já foram contabilizadas mais de 200 doenças transmitidas pelos ratos. Entre as mais conhecidas estão a leptospirose, o tifo, a peste bubônica, a febre hemorrágica e a nefrite epidêmica, além de sarna e micoses.

Sinais de infestações de roedores

Por serem animais de hábito noturno, que saem preferencialmente à noite para se alimentar, são pouco vistos. Quando existe uma infestação de ratos, são os sinais, como a presença de fezes, alimentos muito roídos e até mesmo mudanças de hábitos dos cachorros, que ficam muito agitados à noite, que  denunciam a presença dos roedores no ambiente.

A limpeza do ambiente e o correto manejo do lixo doméstico ajudam a evitar a presença desses animais.

Soluções para casos crônicos para infestação de ratos

Para combatê-los corretamente é importante contratar serviços especializados em desratização, como os da Uniprag, e conhecer as orientações dos especialistas. Os raticidas encontrados em supermercados demoram alguns dias para eliminar os ratos e não despertam a desconfiança no grupo. Contudo, é importante salientar que o uso indevido desses materiais pode causar danos a saúde das pessoas que compartilham do ambiente onde foi aplicado.

Na maioria das vezes, os produtos comprados nos supermercados não têm a eficácia desejada quando se trata de um grande número de ratos invadindo sua residência, pois a escolha das iscas a serem aplicadas, sua localização e quantidade exige conhecimento especializado.

 A consulta e o trabalho de profissionais especializados nestes casos possibilitam o extermínio seguro e eficaz das infestações por ratos.

5/5 - (1 voto)

Ratos transmitem doenças graves — elimine-os antes que se tornem uma ameaça!

Uma infestação de ratos cresce rápido. Aja hoje para proteger sua saúde e patrimônio.

Ratos não esperam. Cada dia sem controle aumenta o risco!

Soluções seguras e eficientes para eliminar ratos de qualquer ambiente.

Ratos podem transmitir mais de 35 doenças perigosas para humanos e animais.

Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas

Confira dicas, notícias e curiosidades