Procedimentos e Orientações – Controle de Aranhas
As aranhas são animais que ,em sua maioria, apresentam hábito noturno, de vida livre e solitária. São predadores, que podem viver em teias ou andar a caça de abrigo e alimento. As espécies mais importantes são as aranhas armadeiras, caranguejeiras, aranhas de jardim e aranha marrom .

Foto: Palakorn_Jaiman – Freepik – Premium License
Ciclo biológico resumido
Aranhas armadeiras- São encontradas no interior de vegetações. São agressivas e possuem veneno neurotóxico. Vivem até 6 anos.
Aranha caranguejeira – São de grande porte. As fêmeas podem viver até 20 anos. Possuem pelos urticantes que provocam coceiras e irritações cutâneas, mas sua peçonha é de baixa toxicidade.
Aranha de jardim – Vivem até 3 anos. São comumente encontradas após o corte de gramados ou após grandes chuvas, quando são desalojadas de seus abrigos. Sua peçonha também é de baixa txicidade.
Aranha marrom – Vivem de 1 a 2 anos. São encontradas entre tijolos, telhas, em barrancos e cantos de paredes. É a espécie mais perigosa e que causa maior número de acidentes. Seu veneno é neurotóxico e causa necrose da área picada.
Medidas preventivas
– Manter limpos os jardins, aparando e cortando a vegetação excedente.
– Manter sótãos limpos, secos e ventilados.
– Remover madeiras e entulhos acumulados.
– Vedar soleiras de protas.
– Vedar vãos e frestas e rachaduras nas paredes, tetos e pisos.
– Usar lâmpadas de vapor de sódio para reduzir a atração de insetos.