Principais pragas que afetam aviões e aeroportos e como combatê-las

As pragas em aviões e aeroportos são um risco direto à operação aérea

As pragas urbanas podem surgir em qualquer ambiente que tenha boas condições de desenvolvimento. Em áreas com grande movimentação de pessoas, esse problema é ainda mais preocupante, pois as pragas em aviões e aeroportos ameaçam a segurança dos passageiros, podem contaminar snacks e prejudicar a reputação das companhias.

A presença discreta passa despercebida em um primeiro momento, e isso facilita a migração dos agentes para áreas estratégicas. Dessa forma, as pragas em aviões e aeroportos se proliferam de forma silenciosa, gerando riscos à operação aérea quando não são controladas a tempo com medidas profissionais.

5 pragas em aviões e aeroportos mais comuns

A RDC Nº 2, de 08 de janeiro de 2023, determina que as áreas aeroportuárias devem manter o controle de vetores a partir da implementação de um plano especializado. Desse modo, o atendimento profissional é essencial contra as seguintes pragas mais comuns:

01. Ratos

Os roedores são comuns nessas áreas pela disponibilidade de alimentos servidos durante os voos. Além disso, os ratos também podem surgir nos almoxarifados e migrar para outros espaços, causando pânico e incômodo aos passageiros e à tripulação.

02. Baratas

Conhecidas pela sua agilidade, as baratas podem invadir os quiosques na praça de refeição e contaminar os alimentos servidos aos clientes. Por isso, os tratamentos profissionais contra esses insetos são essenciais para a manutenção dos aeroportos, garantindo a higiene e segurança.

03. Formigas

As formigas podem surgir tanto nos saguões de espera quanto dentro das aeronaves, especialmente porque elas se aproveitam das migalhas que caem no chão durante a refeição. É possível que as formigas também cheguem a esses ambientes pelo transporte passivo.

04. Cupim 

Embora não transmita doenças para as pessoas, o cupim é um problema direto à estrutura dos aeroportos. Eles podem danificar móveis de madeira, revestimentos em drywall, estufar os rodapés e causar acidentes por conta do desabamento do teto.

05. Moscas

Também comuns em áreas de alimentação, as moscas se destacam pelo incômodo ao pousarem sobre qualquer superfície. Essa característica potencializa a transmissão de doenças, pois esses insetos carregam patógenos presos ao seu corpo.

Principais pragas que afetam aviões e aeroportos e como combatê-las
Foto: 4045/Freepik

Fale com a UNIPRAG para conter as pragas em aviões e aeroportos

A dedetização é a única maneira de controlar as colônias ativas e evitar problemas nesses espaços. Na UNIPRAG, toda a equipe possui conhecimento técnico para localizar e aplicar tratamentos seguros contra as pragas urbanas em aviões e aeroportos, de modo a devolver a tranquilidade ao ambiente. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.