Pombos são realmente perigosos? Entenda o que é mito e o que é verdade sobre a “doença do pombo”

Riscos reais e falsas crenças sobre as doenças associadas aos pombos

Os pombos estão presentes nas áreas urbanas, sempre voando ou descansando em marquises, varandas, sacadas, entre outros locais altos. As aves são tão comuns, que seus riscos passam despercebidos. Contudo, também há muito exagero, através de informações distorcidas, sobre a chamada doença do pombo, por exemplo. Esse artigo tem o objetivo de esclarecer essa confusão.

A verdade é que o pombo acabou levando grande parte da culpa de doenças em que ele é apenas um vetor. Os verdadeiros culpados são os microrganismos que se infiltram em suas fezes, ninhos e penas. Tanto a criptococose e a histoplasmose, doença do pombo, são causadas por fungos que são capazes de provocar infecções respiratórias em pessoas expostas.

Conheça um mito comum que afasta as pessoas dos pombos

Saiba que a proximidade do pombo não é um grande risco. O maior perigo relacionado às doença do pombo é quando há acesso a ambientes em que há grande acúmulo de fezes e sujeira. O problema está na insalubridade do espaço e não na ave em si. Por isso, o contágio ocorre apenas em condições muito específicas

Mesmo que haja o acesso de uma pessoa a esse espaço, as fezes precisam ser movimentadas ou manipuladas para que haja transmissão das doenças. Se você encontrar um desses locais, procure ajuda especializada para o manejo de pombos e também para a adequada higienização do espaço. Os profissionais responsáveis pelo trabalho devem usar os EPIs (equipamento de proteção individual) para evitar qualquer tipo de acidente.

 

Pombos são realmente perigosos? Entenda o que é mito e o que é verdade sobre a “doença do pombo”
Foto: sweemingyoung/Freepik

Se precisar de ajuda em relação aos pombos, chame a UNIPRAG

Agora que você já possui mais informações sobre a doença de pombo, demonizar o animal não é a solução. Se os pombos estão causando incômodos, é possível realizar o manejo de pombos de forma segura e seguindo as leis ambientais. Conte com a UNIPRAG mais próxima para garantir proteção para o seu espaço.

Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas

Confira dicas, notícias e curiosidades