Pombos de rua versus Pombos criados em cativeiro: qual é a diferença e por que isso importa para a saúde pública?

Como a origem do pombo influencia seu risco sanitário

Quando pensamos em riscos sanitários relacionados a pombos, tendemos a colocar todas as aves no mesmo grupo. Contudo, existem diferenças entre os pombos de rua versus pombos criados em cativeiro. Essa distinção é fundamental para entender por que algumas aves oferecem mais riscos do que outras para a saúde pública.

É essencial obter informações sobre o assunto para que os animais não sejam culpados equivocadamente. Isso gera uma reação em cadeia que provoca revoltas em relação aos pombos. Saiba que as aves são protegidas por leis ambientais federais e devem ser respeitadas. Se há incômodo com pombos, há formas de lidar com eles por meio do manejo de pombos, um serviço que atende a legislação do IBAMA e garante a realocação segura das aves, sem causar danos à população animal ou à saúde das pessoas.

Conheça as diferenças entre pombos de rua versus pombos criados em cativeiro

As aves em si não são um problema, mas se transformam em ameaças quando vivem sem controle nas ruas e são contaminadas por microrganismos nocivos, que ficam expostos em superfícies urbanas. Assim, elas tornam-se hospedeiras de agentes causadores de doenças como criptococose e histoplasmose. Essas enfermidades acabaram sendo conhecidas como doenças do pombo, mas não são só transmitidas por meio deles.

Já os pombos criados em cativeiro habitam ambientes controlados, com abrigos higienizados e alimentação específica. Além disso, são monitorados por profissionais veterinários, que acompanham as aves para evitar qualquer tipo de doença. Por isso, esses animais não são considerados uma ameaça à saúde pública quando criados dentro das normas legais. O ambiente é o principal fator que separa pombos de rua versus pombos criados em cativeiro, por conta do nível de controle sanitário aplicado.

 

Pombos de rua versus Pombos criados em cativeiro: qual é a diferença e por que isso importa para a saúde pública?
Foto: screnter/Freepik

Conte com o manejo de pombos seguro e de acordo com as leis

Compreender a diferença entre pombos de rua versus pombos criados em cativeiro ajuda a compreender melhor o comportamento dessas aves e a importância do manejo adequado. Como os pombos de rua aumentam os riscos sanitários, é necessário que haja alguma intervenção quando há uma grande concentração das aves em determinado ambiente.

O manejo de pombos é o serviço específico que remove as aves de empresas e residências, utilizando métodos devidamente autorizados pelos órgãos de proteção aos animais. Se precisar de mais orientações sobre o assunto, chame a UNIPRAG mais próxima.

Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas

Confira dicas, notícias e curiosidades