Os princípios básicos do Manejo Integrado de Pragas: como aplicá-los no dia a dia

O Manejo Integrado de Pragas é uma estratégia essencial para a segurança do seu ambiente

Conviver com as pragas urbanas em residências, comércios, empresas e outros espaços pode gerar sérios problemas de saúde para as pessoas, além de causar danos estruturais ao ambiente. Por isso, as medidas de prevenção e correção do Manejo Integrado de Pragas (MIP) são fundamentais para controlar as colônias ativas e evitar o seu desenvolvimento silencioso.

O Manejo Integrado de Pragas é uma prática que alinha os princípios de monitoramento contínuo, estratégias de prevenção e tratamentos de alto padrão que eliminam a infestação sem agredir o meio ambiente. Com o suporte de uma empresa especializada, o MIP entrega eficiência e segurança no combate às pragas urbanas a partir de estratégias que visam o menor impacto ambiental.

Manejo Integrado de Pragas descomplicado: como aplicar as medidas na rotina

01. Avaliação contínua

A presença das pragas urbanas pode passar despercebida pelas pessoas inicialmente, mas os indícios surgem em poucos dias. Desse modo, a avaliação contínua do espaço permite encontrar manchas de urina, fezes no local, ninhos em locais escuros e outros sinais característicos de uma infestação. Assim, é possível contratar o suporte profissional o quanto antes.

02. Ações de prevenção

As colônias se desenvolvem em espaços que oferecem condições adequadas de acesso, abrigo, alimento e água. As medidas de prevenção direcionadas a esses aspectos, entretanto, dificultam o desenvolvimento das pragas. Adotar ações pontuais, como vedar frestas, armazenar alimentos adequadamente e eliminar fontes de umidade, são fundamentais para evitar a adaptação dos agentes.

03. Estratégias preventivas

O Manejo Integrado de Pragas profissional é baseado em estratégias assertivas contra os vetores. Todos os tratamentos empregados pela empresa focam no combate pontual das colônias ativas sem agredir o meio ambiente. Desse modo, as estratégias corretivas ficam a cargo de uma equipe preparada, sendo importante solicitar o atendimento ao notar a movimentação suspeita dos agentes no local.

04. Monitoramento regular

É indispensável que os responsáveis pelo ambiente estejam atentos à possível presença dos vetores. O trabalho em conjunto de pessoas e organizações controladoras de pragas colabora para reduzir o risco de novas infestações no local, e o monitoramento regular garante a reaplicação dos tratamentos desde o primeiro sinal das colônias.

Os princípios básicos do Manejo Integrado de Pragas: como aplicá-los no dia a dia
Foto: Agência Digital Space

Fale com a Uniprag e tenha suporte no Manejo Integrado de Pragas

Com ampla experiência no setor e um time preparado para avaliar as necessidades de cada ambiente, a UNIPRAG se destaca no Manejo Integrado de Pragas. As certificações e licenças reforçam o compromisso com a segurança da abordagem, desenvolvida a partir de protocolos personalizados. Fale conosco para saber mais informações e solicite o seu orçamento.