Dedetização e Controle de Pragas

Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Infestação de ratos em Natal preocupa moradores e turistas

Conheça as principais espécies que originam a infestação de ratos em Natal

desratização natal

Como falamos aqui, há certa tolerância com os ratos a partir das imagens que temos deles desde a infância, através de filmes e animações. Porém, estes animais são perigosos para a saúde humana. A infestação de ratos acontece quando há condições ideais para sua proliferação e sobrevivência. Não se deve realizar o controle de ratos por conta própria, pois eles são animais espertos.

Existem 3 principais espécies de ratos no Brasil que são consideradas pragas urbanas: Ratazana (rattus norvegicus), Rato de telhado (rattus rattus) e Camundongo (mus musculus). Elas possuem distribuição nos centros urbanos e possuem variações comportamentais que interferem nas estratégias de controle. Por esse motivo, a ajuda de uma equipe especializada é fundamental para o controle eficiente da infestação de ratos.

Conheça as características de cada espécie que provoca infestação de ratos:

1) Ratazana (rattus norvegicus)

ratazana - desratização
As ratazanas possuem o corpo grande, a cauda curta, orelhas pequenas e nariz grosso. Essa espécie de roedor vive em solo e tocas. Podem ser localizadas em ambientes internos, galerias de esgoto e nas ruas. As superfícies por onde passam ficam manchadas e oleosas.

Um dos sinais de que há ratazana na área são os excrementos que deixam perto de seus abrigos. São do formato de um grão de arroz e escuros, medindo até 14mm.

A ratazana desenvolve cerca de 8 crias em cada ninhada, que chega a 6 em todo o seu tempo de vida. O ciclo de vida do animal, do nascimento à fase adulta, pode chegar a até 12 semanas e ele vive em média 2 anos.

A infestação de ratos desta espécie pode ser de difícil combate. Isso porque as ratazanas percebem se algum elemento fora do usual se encontra no local.

2) Rato de telhado (rattus rattus)

rato de telhado desratização
O Rato de telhado possui cor preta, a cauda possui tamanho do corpo e suas orelhas são pequenas. É bem ágil e se abriga em locais altos como telhados e arranha-céus. Podem se deslocar pelas paredes.

Os sinais de que o Rato de telhado está no seu ambiente são: barulho, manchas de gorduras e excrementos.

O ciclo de vida do animal pode chegar a 1 ano e meio. É um animal desconfiado como a Ratazana. Uma infestação de ratos desta espécie também é um desafio e deve ser realizada com ajuda de uma empresa especializada.

3) Camundongo (mus musculus)

camundongo desratização
O Camundongo é a menor das espécies de ratos comuns no Brasil. Possui pelagem cinza, orelhas grandes e cauda longa. Ele se abriga em locais internos como cozinhas, fogões, equipamentos, caixas e outros locais similares. É confundido com filhote de ratazana.

Os sinais de que existem camundongos na área são: excrementos, objetos danificados (como embalagens de alimentos) e odor característico.

O Camundongo vive cerca de 1 ano. O ciclo de desenvolvimento gira em torno de 60 dias. O período de gestação é de 21 dias.

Para combater uma infestação de ratos em Natal, entre em contato com a unidade Uniprag da cidade. Solicite orçamento aqui e receba contato de nossa equipe para a realização de uma vistoria técnica que vai analisar a situação dos roedores no seu espaço, seja ele residencial ou comercial.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Print Friendly, PDF & Email

Pin It on Pinterest

Share This