Como evitar pragas no comércio de alimentos: práticas preventivas essenciais
As pragas no comércio de alimentos podem destruir a produção
Os setores alimentícios abastecem diariamente a mesa dos brasileiros, e essa é uma tarefa que exige atenção quanto à qualidade dos produtos. Além das medidas internas de cada ambiente, os cuidados contra as pragas no comércio de alimentos são fundamentais para preservar a segurança alimentar.
As pragas, conhecidas pelos problemas que causam, são uma grande ameaça a esses espaços, pois podem contaminar os produtos com as suas fezes e propagar doenças perigosas. Além disso, algumas pragas no comércio de alimentos colaboram com o desperdício da mercadoria, gerando prejuízos econômicos ao setor.
É possível evitar pragas no comércio de alimentos?
Sim, é possível por meio de ações corretivas e preventivas. Inclusive, na resolução nº 216, o Ministério da Saúde e a ANVISA determinam a importância de um manual de boas práticas. Ele descreve as operações necessárias para preservar as condições higiênico-sanitárias. O controle integrado de pragas urbanas é uma das exigências, fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos.

O que fazer para evitar pragas no comércio de alimentos?
01. Limpeza em primeiro lugar
A higienização é essencial para evitar a atração de pragas ao ambiente, que chegam aos comércios quando há acúmulo de lixo e produtos alimentícios expostos pelo local. Por isso, invista na limpeza regular para manter o espaço seguro e livre de infestações.
02. Armazenamento seguro
A disponibilidade de alimento é um prato cheio para as pragas urbanas. Por isso, os comércios de alimento devem ter locais adequados para armazenar carnes, verduras, cereais e outros mantimentos, garantindo proteção contra contaminações.
03. Acesso limitado
As telas de proteção nas saídas de pias e tanques, janelas e portas formam uma barreira física contra as pragas no comércio de alimentos. Desse modo, é possível adotá-las como método de prevenção contra os agentes.
04. Inspeção regular
As pragas urbanas são discretas e passam despercebidas em um primeiro momento. Essa característica reforça a importância da inspeção regular no comércio de alimentos, de modo a buscar indícios de agentes e agir com rapidez contra eles.
05. Dedetização periódica
A dedetização preventiva também é uma forma de evitar pragas no comércio de alimentos. Os agentes de saúde recomendam a frequência mínima de três meses, mas cada ambiente possui as suas características que influenciam na periodicidade ideal.
Fale com a UNIPRAG e tenha suporte especializado contra as pragas no comércio de alimentos
As medidas contra as pragas urbanas no comércio de alimentos exigem planejamento e suporte especializado. A UNIPRAG, com a sua experiência e dedicação no mercado, está pronta para elaborar um plano de ação pontual para conter as colônias e evitar novas infestações. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.
Controle de Pragas - Materiais Educativos Grátis
Faça o download de nossos conteúdos sobre pragas
Conhecer sobre as pragas urbanas e seus métodos de controle é a melhor forma de proteção. Conheça e Compartilhe os materiais feitos especialmente para você!