Boas práticas de controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas

O controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas garante a segurança sanitária

As pragas urbanas podem afetar qualquer ambiente, mas os riscos que elas geram mudam conforme o tipo de local atingido. No setor da saúde, as colônias podem afetar diretamente a segurança sanitária das instalações e propagar a disseminação de doenças. Por isso, o controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas é fundamental no mercado.

Além de ser uma exigência legal, o combate especializado contra as baratas, os ratos, as formigas, os mosquitos e outros agentes que consigam se reproduzir em ambientes da saúde colabora diretamente com as normas higiênico-sanitárias. Ou seja, o controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas preserva a saúde das pessoas e garante a manutenção dos cuidados com o local.

Prevenção além do controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas: veja o que fazer

01. Inspeção regular

As pragas passam despercebidas pelas pessoas, mas um olhar atento permite identificá-las e contê-las antes que o problema evolua. Por isso, a inspeção regular é essencial na prevenção de colônias. 

02. Higiene rigorosa

Os laboratórios e instalações farmacêuticas devem possuir um cronograma de limpeza personalizado, desde a limpeza diária de superfícies até a desinfecção de áreas de trabalho. Desse modo, a higiene rigorosa ajuda a evitar pragas.

03. Controle de condições favoráveis

A disponibilidade de alimentos, água, acesso e abrigo são essenciais para que os agentes se reproduzam. Sendo assim, invista no controle de condições favoráveis, de modo a eliminar esses fatores e impedir a adaptação silenciosa das pragas no ambiente.

04. Dedetização regular

Manter um calendário de controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas também ajuda a afastar os agentes. Por meio de inspeções periódicas, a equipe avalia a movimentação das pragas e aplica os tratamentos corretivos onde for necessário.

Boas práticas de controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas
Foto: zinkevych/Freepik

Fale com a UNIPRAG para executar o controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas

Integrar as boas práticas de segurança ao controle de pragas em laboratórios e instalações farmacêuticas é a solução para evitar contaminação de insumos, transmissão de doenças e danos à imagem do negócio. A UNIPRAG compreende a importância de um atendimento especializado e está pronta para te ajudar. Entre em contato com uma das unidades e solicite o seu orçamento.

Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas

Confira dicas, notícias e curiosidades