Aranhas domésticas: conheça as espécies perigosas e como evitá-las
É cada vez mais comum encontrarmos diversas espécies de aranhas em estabelecimentos em centros urbanizados, assim como em fazendas, sítios e chácaras – por isso são chamadas de aranhas domésticas.
Apesar de serem animais muito importantes no controle de insetos vetores de doenças (sua principal fonte de alimento), quando encontradas em grande quantidade podem indicar sinal de infestação. E, nesses casos, é essencial saber identifica-las para evitar maiores riscos.
Existem mais de 40 mil espécies de aranhas no mundo.
No Brasil encontram-se mais de 12 mil espécies, sendo três delas as principais responsáveis pelos acidentes em centros urbanos: Phoneutria (armadeira), Latrodectus (viúva-negra) e Loxosceles (aranha-marrom). A aranha caranguejeira, por ser uma espécie que não inocula veneno, não representa um risco para a saúde da população, apesar de sua aparência amedrontadora.

Em sua maioria, as aranhas têm porte pequeno, com corpo que vai desde um milímetro a poucos centímetros, dependendo da espécie, embora algumas como as caranguejeiras possam chegar a 30 cm.
Predadoras por natureza, são estrategistas em desenvolver armadilhas para capturar suas presas, utilizando a teia para armazená-las e também para formar casulos para proteger seus ovos.
Algumas pessoas ainda as confundem com insetos, mas as aranhas têm quatro pares de pernas (os insetos, três). Outras diferenças são as asas ou antenas (só os insetos têm) e a divisão do corpo dos aracnídeos em duas partes: cefalotórax e abdome, enquanto os insetos são divididos em três partes: cabeça, tórax e abdome.
Espécies de aranhas que causam acidentes em centros urbanos
A migração de aranhas para centros urbanos e habitações ocorre, geralmente, devido à destruição de seus habitats naturais pelo próprio homem. Entretanto, elas podem ir de um lugar a outro transportadas em caixas e no interior de objetos, por exemplo. Com hábitos noturnos, buscam abrigo em locais escuros e secos, sendo encontradas dentro e atrás de armários, sob quadros, em forros, frestas na parede ou na madeira, nos batentes e rodapés, no interior de calçados e nas copas de árvores.
Esta pertence ao grupo das mais agressivas, sendo a principal espécie causadora de acidentes aracnídeos já registrados. Quando se sentem ameaçadas, levantam suas patas dianteiras e apoiam-se nas patas traseiras para atacar o alvo.
Com ocorrências em todo o território nacional, são mais comuns na região Sudeste do Brasil. Seu corpo tem coloração marrom e atinge entre 3 e 4 cm, mas suas patas alcançam até 15 cm de envergadura.
O veneno das armadeiras tem um efeito neurotóxico muito potente. Elas podem picar a pessoa repetidas vezes, causando dores intensas na região do edema. Náuseas, vômitos e a diminuição da pressão sanguínea são os principais sintomas após uma picada deste tipo de aranha. Ela pode causar acidentes graves principalmente com crianças, com os sintomas de intensa salivação, vômitos, diarreia, músculos enrijecidos, choque e edema agudo de pulmão. Os óbitos são raros.
Tenha cuidado ao mexer em entulhos, sacudir calçados e roupas antes de usar e ao verificar soleiras, cantos e madeira agrupada, pois são os locais preferidos desta aranha para se esconder.
Aranha Viúva-negra (Latrodectus curataviensis)
Espécie em que a fêmea é maior e mais forte, a viúva-negra recebe esse nome por ter o hábito de devorar o macho após o acasalamento. Amplamente encontrada do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte, mas também em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, esta espécie não é tão agressiva quanto a armadeira, mas continua sendo considerada um grande risco para os seres humanos.
Sua picada provoca dores intensas, pois o veneno age no sistema nervoso central, medula e músculos, podendo levar o indivíduo à morte. Os sintomas são sudorese, taquicardia, hipertensão, contrações musculares e, em casos graves, choque anafilático.
A fêmea é facilmente identificada por seu corpo de coloração preta e brilhante e uma marca vermelha de 1cm em forma de ampulheta no ventre do abdômen, diferentemente do macho, que é menor e totalmente preto. Em ambientes urbanos, é comum ser encontrada em jardins e frestas em residências, latas vazias, cascas de frutas e beira de barrancos.
Aranha-marrom (Loxosceles)
Apesar desta espécie ser muito pequena (7 a 12 mm), seu veneno é muito poderoso. A aranha-marrom ataca quando pressionada contra o corpo, formando uma ferida de difícil cicatrização que pode levar ao necrosamento da região machucada.
De coloração marrom, algumas ainda podem apresentar um desenho em forma de estrela no cefalotórax. De hábitos noturnos, são muito ativas no verão e tendem a ficar escondidas durante o dia atrás de móveis e em sótãos, porões e garagens. São encontradas principalmente na região Sul do Brasil.
Como evitar o risco de acidentes com as aranhas
Para evitar o surgimento dessas espécies perigosas e evitar o risco de acidentes, algumas medidas devem ser tomadas:
- Mantenha sempre limpo o quintal e jardim de sua propriedade.
- Limpe e mova de lugar regularmente móveis e quadros dentro de casa.
- Ande sempre calçado, verificando o interior dos sapatos antes de usá-los.
- Verifique roupas pessoais, de banho e de cama antes de utilizá-las.
- Feche armários e gavetas para evitar que as aranhas encontrem abrigo em seu interior.
- Ao entardecer, feche portas e janelas – especialmente em áreas arborizadas.
- Vede buracos e frestas em paredes, portas, janelas, forro e assoalhos.
- Não acumule entulhos, folhas secas, material de construção ou lixo doméstico.
- Sempre utilize luvas para realizar trabalhos rurais ou de jardinagem.
- Evite plantas com folhagens densas junto a paredes e muros.
- Combata a proliferação de insetos – a principal fonte de alimento das aranhas.
Por mais que as aranhas não busquem contato com seres humanos, elas podem picar caso se sintam ameaçadas.
Se você identificar a presença de algum desses aracnídeos em sua propriedade, é essencial entrar em contato com uma empresa especializada no controle dessas pragas para identificar a gravidade do caso no ambiente.
Essa é a melhor forma de cuidar da saúde de todos e da qualidade de vida do ambiente. Contate a Uniprag para saber mais sobre soluções saudáveis e sustentáveis no combate a pragas urbanas como as aranhas.

Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas
Confira dicas, notícias e curiosidades
Os perigos dos roedores em aeroportos: riscos e estratégias de controle eficaz
Os roedores em aeroportos podem paralisar as atividades e atrasar os voos
As pragas urbanas são um problema comum em diversos setores da sociedade, se desenvolvendo com rapidez quando encontram condições favoráveis. Os ratos são um bom exemplo, que s…
Aranhas e Escorpiões no Litoral Fluminense: Como identificar e controlar infestações em Macaé e Rio das Ostras
As infestações de aranhas e escorpiões aumentam os riscos de acidentes domésticos
Estar no mesmo espaço que as pragas urbanas não é nada agradável, especialmente quando se trata de animais peçonhentos perigosos à segurança. As aranhas e escorpiões em…
Aracnofobia e Perigo: Como Evitar Infestações de Aranhas Venenosas e Escorpiões em Macaé
As infestações de aranhas venenosas e escorpiões em Macaé são um risco direto para a segurança das pessoas
O medo excessivo de algo é determinado como fobia. Quando se fala sobre pragas urbanas, alguns agentes podem despertar um verdadeiro pânico em …
Riscos de Aranhas e Escorpiões nas Regiões de Macaé e Rio das Ostras: Como Proteger Sua Casa
As aranhas e escorpiões levam pânico para os ambientes urbanos
A presença de algumas pragas nas residências, comércios e outros espaços é um indicador de perigo, afinal, os agentes são responsáveis por danos à saúde e também ameaçam a segurança das p…
Infestação de Aranhas Venenosas e Escorpiões em Macaé e Rio das Ostras: O Que Você Precisa Saber
As aranhas e escorpiões são um alerta de perigo nos centros urbanos
As pragas urbanas se destacam como um grupo de agentes perigosos para a segurança das pessoas. As aranhas venenosas e escorpiões em Macaé e Rio das Ostras, que também fazem parte dos…
Controle de Aranhas: proteja seu ambiente contra esses animais peçonhentos
Ao identificar a presença de aracnídeos, conte com a Uniprag para realizar o controle de aranhas
Picada e veneno da Aranha Armadeira: saiba como evitar acidentes domésticos
A picada e veneno da aranha armadeira causa o óbito da vítima.
Habitat da Aranha Armadeira: cuidado para seu ambiente não se tornar um alvo
Sem os cuidados preventivos, seu ambiente corre o risco de se tornar o habitat da aranha armadeira.
Informações sobre a Aranha Armadeira: saiba tudo sobre essa espécie perigosa
A aranha armadeira é uma espécie perigosa para você e sua família.
Sobre o controle de ratos: aspectos que você precisa saber sobre o serviço profissional
Contratar a Uniprag é a melhor opção para ter um controle de ratos de alto nível
Manter a casa livre de ratos após o controle: 5 atitudes práticas para você aplicar à sua rotina
A Uniprag tem protocolos personalizados para manter a sua casa livre de ratos após o controle
Controle profissional de Ratos: a solução para acabar com os roedores em seu ambiente
Fale com quem entende de Controle Profissional de Ratos e solicite o atendimento agora mesmo
















