Aproveite as férias coletivas para investir em controle de pragas
Contrate o controle de pragas
Prática bastante conhecida, a decretação de férias coletivas é muito utilizada por diversas empresas dos mais variados segmentos como uma forma de oferecer o descanso devido aos seus colaboradores. Entretanto, é bom destacar que este período de tempo pode ter outras utilidades para a instituição que tal aproveitar esta ocasião em que o número de pessoas circulando pelas instalações fica drasticamente diminuído para fazer trabalhos como desinfecção de reservatórios, vistorias, reformas e pequenos reparos destinados a contenção, eliminação ou prevenção de pragas.
Esta época é frequentemente procurada por indústrias, prestadores de serviço, escolas e órgãos públicos por conta da interrupção de demanda que se verifica nos finais de ano, com as festas de Natal e Ano Novo. As empresas que se utilizam dessa prerrogativa aproveitam esta ausência de pessoas, que permite realizar um tratamento mais intensivo – quando é o caso – sem que haja o risco de causar intoxicações ou reações adversas e sem afetar a produtividade. É claro que a escolha dos produtos a serem utilizados e o potencial desse risco vão depender do serviço que se vai executar. Trata-se, por exemplo, de um período excelente para realizar a higienização de reservatórios, terminando assim a preocupação com uma eventual falta de água no tempo quente.
Indústrias optam por realizar tratamento contra cupins em divisórias e móveis que, em outras ocasiões estariam sendo ocupados e não permitiriam o trabalho. Escolas podem aproveitar as férias e a ausência de alunos, professores e colaboradores para controle e prevenção de pragas na sala de aula e espaços de convivência como bibliotecas ou cantina, assim como vistoria e limpeza em pátios e terrenos.
Vantagens e cuidados
As principais vantagens de executar trabalhos nos períodos de férias coletivas são a facilidade de execução e a segurança adicional advinda da ausência de pessoas e outros animais que possam ser afetados pelas ações, as instalações vazias facilitando o acesso e o tráfego dos profissionais que executam o serviço. Serviços esses, é bom destacar, que não devem ser feitos por amadores, portanto contrate os serviços especializados de quem entende e tem experiência, como a Uniprag, com ampla cobertura nacional e preparada para atender de forma profissional, segura e altamente qualificada as demandas de qualquer instituição.
E quais são os cuidados que a empresa cliente deve ter? Exatamente as mesmas medidas que são recomendadas para quando o trabalho é executado em períodos de atividade plena da instituição. Ou seja, os cuidados e medidas preventivas não mudam, o que varia é a forma de realizar o trabalho, os produtos a serem utilizados e o tempo de execução.
Alguns desses cuidados e medidas preventivas são indicados em geral, independentemente da praga a ser tratada. Como por exemplo manter alimentos bem acondicionados, armários e despensas limpos e fechados, verificar periodicamente os locais como frestas e cantos de armários e paredes, remover e não amontoar lixo, tampar ralos, manter desengordurados pias, coifas, fogões, maquinários, evitar comer e deixar migalhas na mesa de trabalho. Todas essas são ações que facilitam evitar que se tenha maiores problemas com formigas domésticas, ratos ou camundongos, baratas e moscas.
Mas dependendo da demanda, haverá medidas mais específicas, relacionadas diretamente à atividade – seja limpeza, controle, dedetização, desinsetização, capina química ou manejo – e ao tipo de praga a ser combatida ou evitada. Para dar um exemplo, no caso de cupins, recomenda-se o uso de madeiras que são naturalmente inatacáveis por eles, como peroba do campo, jacarandá, sucupira, copaíba e outras, bem como o uso de estantes metálicas sempre que possível em bibliotecas e arquivos. Pode ser indicada a colocação de telas para fechar sem vedar completamente aberturas em uma parede, por exemplo, que permitam entrada de pequenos animais, insetos e roedores em alguma dependência da escola, entidade, empresa contratante.
Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas
Confira dicas, notícias e curiosidades
Soluções de controle de pragas para o pós-construção: protegendo seu imóvel contra infestações
Lidar com infestações surpresas tira a paz das pessoas, que precisam agir com rapidez para evitar que o problema evolua. É possível evitar o estresse com o suporte de uma empresa com ampla cobertura nacional para realizar o controle de pragas para o …
Como o controle de pragas pode acelerar o cronograma de construção
Nenhum ambiente está livre de lidar com as pragas urbanas. Até mesmo os canteiros de obras e edificações em andamento podem sofrer as consequências de uma infestação, que se instala de forma sorrateira e silenciosa. Por isso, é importante implementar…
Pragas comuns em canteiros de obras e como preveni-las
As pragas são uma ameaça real a qualquer ambiente urbano. Adaptáveis às diversas condições e ágeis em seu desenvolvimento, elas se transformam em um problema gigantesco em pouco tempo, especialmente em áreas abertas. Dessa forma, é comum surgirem pra…
Monitoramento contínuo: a chave para o controle eficaz de pragas em portos
Conte com estratégias inteligentes para o controle eficaz em portosOs portos são ambientes em que há trânsito contínuo de pessoas, embarcações, contêineres, cargas de diferentes origens, pallets de madeira, resíduos orgânicos e insumos diversos diari…
O impacto das pragas nos portos: riscos para a saúde e segurança das operações
A complexidade logística dos portos torna o local vulnerável à infestação de pragas urbanasA rotina dos portos é intensa, já que há movimentação de cargas, embarcações e pessoas. Isso torna o ambiente favorável à presença de pragas urbanas como roedo…
Estratégias de controle de pragas em terminais portuários e áreas de carga
Os terminais portuários e as áreas de carga representam pontos críticos na prevenção e no combate a pragas urbanasOs terminais portuários e áreas de carga possuem um fluxo intenso de embarcações, cargas e pessoas. Por isso, esses locais possuem risco…
Prevenção de pragas nos portos: como evitar a introdução de pragas invasoras
A prevenção de pragas nos portos é fundamental para evitar o alastramento de infestaçõesO porto é a porta de entrada e saída de embarcações que vêm de diferentes partes do mundo. A movimentação de pessoas e cargas e descargas, além dos tipos de mater…
Verões quentes, riscos maiores: como bares e restaurantes podem evitar surtos e reclamações
O aumento de pragas urbanas traz riscos para bares e restaurantes
Um dos benefícios do verão é que as pessoas ficam mais animadas para sair com os amigos, pegar uma praia, visitar bares e restaurantes. Contudo, essa é a época preferida das pragas urb…
Quando o estabelecimento fecha: o que leva à interdição por pragas e como evitar isso
Mantenha o cumprimento das normas sanitárias para evitar interdição por pragas
A interdição por pragas urbanas não é algo incomum. Alguns negócios não percebem a tempo a presença desses insetos e animais nocivos. Quando as fiscalizações identificam a…
Os perigos dos roedores em aeroportos: riscos e estratégias de controle eficaz
Os roedores em aeroportos podem paralisar as atividades e atrasar os voos
As pragas urbanas são um problema comum em diversos setores da sociedade, se desenvolvendo com rapidez quando encontram condições favoráveis. Os ratos são um bom exemplo, que s…
Controle de aves em aeroportos: como evitar colisões e manter a segurança aérea
Negligenciar o controle de aves em aeroportos pode afetar as operações rotineiras
O fluxo diário de pessoas é intenso nos aeroportos, responsáveis por realizar voos domésticos e internacionais que levam e trazem pessoas de todas as partes do mundo. E…
Insetos em aeronaves: como evitar a disseminação de doenças entre países
Os insetos em aeronaves são um risco à segurança dos passageiros e tripulantes
As pragas urbanas já dominam o ambiente terrestre, mas não há limites para esses agentes. Os insetos em aeronaves são um bom exemplo, que ameaçam diretamente a saúde das p…
















