Dedetização e Controle de Pragas

Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Anvisa proíbe alimentos com pelos de ratos

Os ratos são um problema para as indústrias alimentícias

Em meados de 2017, a Anvisa proibiu a comercialização de determinados alimentos por conterem pelos de ratos. Esse roedor é um grande problema nas indústrias alimentícias, pois os galpões e depósitos de armazenamento de comida são os locais ideais de abrigo para os ratos. Saiba que qualquer alimento pode ter resquícios de animais e insetos, porém com determinada tolerância.

Parece assustador pensar que os alimentos podem conter elementos de insetos e animais que são considerados pragas urbanas. Mas, como o controle total da presença desses animais é impossível de ser realizado, a Anvisa criou uma regulamentação que aponta que o limite é de um pelo de rato para cada 100 gramas de produtos. Os produtos proibidos tinham mais pelos do que o permitido por lei.

ratos

Mas, por que elementos como o pelo de rato são permitidos no alimento?

Esse é um problema mundial e a contaminação ocorre no processo de fabricação do alimento. A matéria-prima geralmente fica armazenada em local não higienizado e controlado. Nesse momento é que o rato faz contato com o alimento e realiza a contaminação.

Para controle, a Anvisa, representada pela sua sede local, inspeciona as fábricas periodicamente e faz análise dos materiais. A multa pode chegar a 1,5 milhão de reais para quem descumprir a lei. A lei se baseia em uma resolução publicada em 2014 que fixa “as disposições gerais para avaliar a presença de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas, indicativas de riscos à saúde humana e/ou as indicativas de falhas na aplicação das boas práticas na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, e fixar seus limites de tolerância.”

Saiba que os pelos dos ratos não são o único elemento que pode se misturar nos alimentos. Insetos, fungos e areia, entre outros materiais, também são permitidos em sua composição. Cada alimento possui uma especificação, segue abaixo algumas:

Produtos com tomate

1 fragmento de pelo de rato em 100g
10 fragmentos de insetos em 100g

Café torrado

60g fragmentos de insetos para cada 25g

Chá de menta ou hortelã

300 fragmentos de insetos em 25g
5 insetos inteiros mortos em 25g
2 fragmentos de pelos de rato em 25g

Canela em pó

100 fragmentos de insetos a cada 50g
1 fragmento de pelo de rato em 50g

Confira mais informações na resolução da Anvisa, clicando aqui. É importante acompanhar as notícias de que marcas seguem ou não a resolução da Anvisa para sua própria segurança. Se esses elementos estiverem fora de seus limites podem causar problemas de saúde. Se você é gestor ou empresário da área de alimentos, a indicação é que a empresa tenha um trabalho mais enérgico no controle de pragas e vetores, com uma empresa especializada no assunto. Conheça o serviço de Controle Integrado de Pragas, ideal para conter os casos descritos acima.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

CLOSE
CLOSE

Pin It on Pinterest

Share This