6 dicas para manter sua escola em dia com a Anvisa
A época de recesso escolar é um momento propício para colocar em dia as exigências da Anvisa. Para não ser pego de surpresa, algumas adequações podem ser feitas. Confira:
1. Comece pela cantina da escola
Muitos dos focos de contaminação iniciam-se na cozinha para depois se espalhar pela cantina, pátio e gerar algum tipo de enfermidade alimentar. É em função disso que na maioria das vezes esse é o primeiro ponto de inspeção da Anvisa. Para estarem adequados às exigências da vigilância sanitária, tanto cozinha quanto despensa e refeitório precisam estar com piso, parede, iluminação e ventilação adequados. Além disso, o acesso à área da cozinha precisa ser restrito aos funcionários e deve haver lavatório no local.
2. Fomente o uso de seleção de lixo e descarte adequado
Outro ponto que a vigilância sanitária averigua de forma severa é como o lixo e resíduos estão sendo descartados. Lixo misturado pode aumentar o risco de proliferação de insetos, bem como gerar algum foco de contaminação. Por isso, caso sua escola ainda não disponha de um sistema de separação de lixo, troque as lixeiras por modelos adequados ao recebimento de lixo inorgânico e orgânico.
3. Invista na área externa
Às vezes o problema pode estar morando ao lado. É por isso que se certificar das condições da área externa é importante. Uma vizinhança saudável e adequada para uma área escolar deve estar livre de focos de insalubridade. Caso seja identificado algum acúmulo de lixo inadequado, foco para roedores, insetos e mosquito da Dengue, a vigilância sanitária deve ser informada.
4. Saiba a procedência da água
O abastecimento de água é uma responsabilidade da administração pública. No entanto, quando se fala de um ambiente em que há um aglomerado de pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes, o cuidado precisa ser redobrado. Por isso, cobre a qualidade da água fornecida em sua região. Além disso, efetue periodicamente (no mínimo a cada seis meses) a limpeza e desinfecção dos reservatórios de água.
5. Realize controle de pragas periódicos
Instituições de ensino precisam realizar o controle de pragas de forma periódica. A recomendação da Anvisa é que a mesma seja feita semestralmente acompanhando o recesso de verão e o recesso de inverno. Tenha sempre comprovante de desinsetização/desratização para apresentar em caso de inspeção e opte sempre por empresas especializadas e autorizadas a realizar o serviço.
6. A periodicidade da higienização é importante
Mesmo com a redução do fluxo de pessoas no período de recesso, itens relacionados à limpeza do ambiente devem estar sempre em dia para evitar problemas em caso de inspeção surpresa. Entre esses quesitos é possível salientar a frequência da higienização. Além disso, é fundamental optar pela compra de produtos de higienização que sejam regularizados pelo Ministério da Saúde. Esses produtos devem sempre ser mantidos armazenados longe de local onde se depositam alimentos e ingredientes relacionados a cozinhas.
Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas
Confira dicas, notícias e curiosidades
Soluções de controle de pragas para o pós-construção: protegendo seu imóvel contra infestações
Lidar com infestações surpresas tira a paz das pessoas, que precisam agir com rapidez para evitar que o problema evolua. É possível evitar o estresse com o suporte de uma empresa com ampla cobertura nacional para realizar o controle de pragas para o …
Como o controle de pragas pode acelerar o cronograma de construção
Nenhum ambiente está livre de lidar com as pragas urbanas. Até mesmo os canteiros de obras e edificações em andamento podem sofrer as consequências de uma infestação, que se instala de forma sorrateira e silenciosa. Por isso, é importante implementar…
Pragas comuns em canteiros de obras e como preveni-las
As pragas são uma ameaça real a qualquer ambiente urbano. Adaptáveis às diversas condições e ágeis em seu desenvolvimento, elas se transformam em um problema gigantesco em pouco tempo, especialmente em áreas abertas. Dessa forma, é comum surgirem pra…
Monitoramento contínuo: a chave para o controle eficaz de pragas em portos
Conte com estratégias inteligentes para o controle eficaz em portosOs portos são ambientes em que há trânsito contínuo de pessoas, embarcações, contêineres, cargas de diferentes origens, pallets de madeira, resíduos orgânicos e insumos diversos diari…
O impacto das pragas nos portos: riscos para a saúde e segurança das operações
A complexidade logística dos portos torna o local vulnerável à infestação de pragas urbanasA rotina dos portos é intensa, já que há movimentação de cargas, embarcações e pessoas. Isso torna o ambiente favorável à presença de pragas urbanas como roedo…
Estratégias de controle de pragas em terminais portuários e áreas de carga
Os terminais portuários e as áreas de carga representam pontos críticos na prevenção e no combate a pragas urbanasOs terminais portuários e áreas de carga possuem um fluxo intenso de embarcações, cargas e pessoas. Por isso, esses locais possuem risco…
Prevenção de pragas nos portos: como evitar a introdução de pragas invasoras
A prevenção de pragas nos portos é fundamental para evitar o alastramento de infestaçõesO porto é a porta de entrada e saída de embarcações que vêm de diferentes partes do mundo. A movimentação de pessoas e cargas e descargas, além dos tipos de mater…
Verões quentes, riscos maiores: como bares e restaurantes podem evitar surtos e reclamações
O aumento de pragas urbanas traz riscos para bares e restaurantes
Um dos benefícios do verão é que as pessoas ficam mais animadas para sair com os amigos, pegar uma praia, visitar bares e restaurantes. Contudo, essa é a época preferida das pragas urb…
Quando o estabelecimento fecha: o que leva à interdição por pragas e como evitar isso
Mantenha o cumprimento das normas sanitárias para evitar interdição por pragas
A interdição por pragas urbanas não é algo incomum. Alguns negócios não percebem a tempo a presença desses insetos e animais nocivos. Quando as fiscalizações identificam a…
Os perigos dos roedores em aeroportos: riscos e estratégias de controle eficaz
Os roedores em aeroportos podem paralisar as atividades e atrasar os voos
As pragas urbanas são um problema comum em diversos setores da sociedade, se desenvolvendo com rapidez quando encontram condições favoráveis. Os ratos são um bom exemplo, que s…
Controle de aves em aeroportos: como evitar colisões e manter a segurança aérea
Negligenciar o controle de aves em aeroportos pode afetar as operações rotineiras
O fluxo diário de pessoas é intenso nos aeroportos, responsáveis por realizar voos domésticos e internacionais que levam e trazem pessoas de todas as partes do mundo. E…
Insetos em aeronaves: como evitar a disseminação de doenças entre países
Os insetos em aeronaves são um risco à segurança dos passageiros e tripulantes
As pragas urbanas já dominam o ambiente terrestre, mas não há limites para esses agentes. Os insetos em aeronaves são um bom exemplo, que ameaçam diretamente a saúde das p…
















