Controle de aves em aeroportos: como evitar colisões e manter a segurança aérea

Negligenciar o controle de aves em aeroportos pode afetar as operações rotineiras

O fluxo diário de pessoas é intenso nos aeroportos, responsáveis por realizar voos domésticos e internacionais que levam e trazem pessoas de todas as partes do mundo. Essa área requer máxima atenção aos detalhes, principalmente quando se trata de pragas urbanas. Nesse contexto, o controle de aves em aeroportos se destaca como uma medida necessária para a segurança da operação.

O combate profissional é essencial para evitar colisões entre os pássaros e a aeronave, pois esse problema pode causar falhas, prejudicar as turbinas, entre outros problemas graves que ameaçam a segurança da viagem. Desse modo, manter o controle de aves em aeroportos garante a continuidade das operações, além de evitar atrasos nas partidas que podem prejudicar a experiência dos passageiros.

Como fazer o controle de aves em aeroportos da maneira correta?

Os pombos são as principais pragas urbanas que ameaçam a segurança em zonas de voo, principalmente pela possibilidade de acidentes. Para evitar colisões e outros problemas, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elaborou um manual com boas práticas no gerenciamento de risco da fauna, como a necessidade do controle de aves em aeroportos. As medidas corretivas, aplicadas por uma empresa especializada em dedetização e manejo de fauna, focam nos seguintes aspectos:

  • Mapeamento das áreas críticas da infestação;
  • Análise de proliferações anteriores;
  • Avaliação de risco de possíveis acidentes;
  • Elaboração de estratégias pontuais de controle;
  • Monitoramento contínuo da área para garantir a eficácia e manutenção das ações corretivas.
Controle de aves em aeroportos: como evitar colisões e manter a segurança aérea
Foto: nattanan726/Freepik

Contar com uma equipe com amplo conhecimento técnico no controle de aves em aeroportos é a solução

As aves em zonas aeroportuárias podem interferir em toda a escala de voos, além de contribuir com a transmissão de doenças perigosas. Além de incômodas, elas também são um perigo direto para esses espaços, o que reforça a importância de ações estruturadas no controle de aves em aeroportos, para evitar colisões e outras dores de cabeça a longo prazo.

Investir em uma empresa preparada é a melhor estratégia, pois acompanha o suporte de uma equipe, pronta para localizar e conter o problema, antes que ele cause danos significativos à atividade e à segurança das pessoas. Assim, o controle de aves em aeroportos entrega tranquilidade operacional dos voos e o bom funcionamento das atividades aéreas.

Fale com a UNIPRAG e tenha total assistência no controle de aves em aeroportos

A UNIPRAG possui ampla experiência no mercado e um time pronto para elaborar ações corretivas de alto padrão. Dessa forma, é possível fazer o controle de aves em aeroportos a partir de soluções personalizadas às necessidades do espaço. Entre em contato, fale com uma de nossas unidades e solicite o seu orçamento.

Fique por dentro das nossas dicas sobre o controle de pragas

Confira dicas, notícias e curiosidades