Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

DESCUPINIZAÇÃO

Os imóveis lideram todas as pesquisas de sonho de consumo, e mesmo depois de realizado é uma questão de tempo voltar a desejar um apartamento ou casa maior e mais confortável. A idéia de segurança e fortaleza porém pode literalmente ruir e se apresentar frágil como uma casinha de brinquedo. Nenhum outro inseto gera mais angustia e pânico quando o assunto é prejuízo econômico.

É difícil encontrar alguém que nunca tenha se deparado com uma visita indesejável dessas em casa. Ávidos por ter acesso a fontes de celulose, os cupins no inicio deixam poucos sinais de comprometimento nas peças atacadas, mas a depender da espécie (no Brasil podemos destacar três importantes grupos; os arbóreos, os subterrâneos e os de madeira seca), os relatos são sempre bem parecidos: um pozinho no fundo do armário ou debaixo da porta; pequenos caminhos de terra “riscados” nas paredes, um armário que começou a ceder, um bolor ou mofo no fundo do armário da cozinha ou quarto; que ao tentar ser removido, explode em milhares de “larvas brancas” assemelhadas a vermes. As cenas que se seguem são de desespero, preocupação, consulta a um amigo mais antenado na solução de problemas desse tipo, e uma busca aflita na internet tentando encontrar a melhor descupinizadora, que possa num passe de mágica eliminar cupins e devolver a tranqüilidade e segurança ao seu imóvel.

 

Por menor que tenha sido sua pesquisa até agora, uma informação você já domina integralmente: o problema não é dos mais simples e é preciso ajuda profissional.

Cuidado! Embora a situação clame por agilidade, analise bem todas as informações e não compre por impulso. Fuja também dos discursos simplistas e receitas bem intencionadas de “como acabar com cupim”, os danos podem ser diversos: uma intoxicação, estragos ainda maiores ao patrimônio, ou ações paliativas que podem maquiar momentaneamente o problema, gerando uma aterrorizante sensação de efeito bumerangue à frente.

A UNIPRAG tem especial dedicação a essa praga e investe constantemente na capacitação de seus profissionais, aquisição de equipamentos e novas tecnologias, tendo se transformado ao longo desses anos numa empresa referência em processos de descupinização, seja por métodos convencionais, seja por processo de iscagem.

Atendimento Rápido!

ou pela Central de Atendimento: 0800 704 1528

ou pela Central de Atendimento: 0800 704 1528

Há uma série de outros indícios da presença de cupins além dos já relatados, como por exemplo as revoadas, que muitos confundem com debandada de formigas de asas e acabam não dando a devida importância a esse sinal de presença. Algumas situações são relativamente simples, ou pelo menos apresentam danos mais lentos, como é o caso das pequenas peças infestadas por cupins de madeira seca, aqueles que deixam amontoados de pós junto as peças atacadas, e que a essa altura você muito provavelmente já sabe que esses pequenos grânulos são na verdade as fezes dessa espécie de cupins.

Cabe lembrar que há um outro tipo de acumulo de pó que não é resultado da infestação de cupins e sim de um outro inseto xilófago (insetos que danificam madeiras), a broca de madeira. Você mesmo pode realizar um primeiro diagnóstico. As brocas de madeira deixam um resíduo fino como um talco, resultado das suas perfurações, enquanto o pó da espécie de cupim (Cryptotermes Brevis), lembra uma areia mais grossa, sendo fácil portanto perceber através do tato, as formas granuladas e refinadas.

 

Indiscutivelmente o grupo de cupins que causa os maiores prejuízos econômicos e sem qualquer exagero podemos acrescentar; emocionais, são os subterrâneos. O nível de estresse porque passam essas pessoas é completamente compreensível. A praga consome não só o patrimônio material, destrói fotografias, livros, vídeos e muitas vezes o acervo de uma vida inteira se transforma em pó.

Há relatos de pessoas que heroicamente guardaram algum tipo de moeda estrangeira para usar naquela sonhada viagem e incrédulos perderam tudo para esse que aparenta ser um frágil inimigo.

Muitos cartórios e centros de documentação perderam parte dos seus acervos e ainda que exista hoje o recurso da digitalização é importante entender que mesmo materiais que não são consumidos pelos cupins, acabam inutilizados pelo desgaste que esses provocam. Por escalarem prédios inteiros, andar a andar através das lajes inacabadas e seus dutos elétricos e hidráulicos, o folclore de que comem concreto passou a ter o peso de tese cientifica em mesa de bar e algumas reuniões de condomínio. O fato é que para muitos que sofreram com o problema, “descupinizar” é curar um câncer da construção, é remover com sucesso o tumor que abala a saúde da edificação.

O conceito do trabalho profissional em relação a atividade das pragas urbanas é de controlar as populações indesejadas. Termos atualmente inadequados como: dedetização de cupins ou eliminar cupim, sugere uma mera aplicação de cupinicida sem levar em conta informações relevantes, que passam pela a idade da edificação, modelo construtivo, quantidade de madeira empregada na estrutura e na mobília integrada a alvenaria, espécie ou espécies a serem controladas, métodos mais adequados e compatíveis a realidade do imóvel a ser tratado e inúmeras outras informações que determinarão um escopo único para o projeto de tratamento do seu imóvel. Cada caso é mesmo um caso.

Principais dúvidas que nós recebemos:

 

Existe alguma relação entre o crescimento das cidades e os problemas com os cupins?

A explosão dos problemas com os cupins está diretamente ligada a expansão imobiliária. A urbanização avançou por muito tempo de forma desorganizada e contribui para potencializar esse drama vivido por muitos.

Observo muitos problemas com cupins no meu bairro que é muito arborizado. Isso pode ser um risco?

Há muitos problemas na manutenção da arborização publica em diversas cidades. Podas mal realizadas, espécies inadequadas, raízes fissuradas por obras e pouca atenção aos insetos xilófagos instalados nessas árvores.

O resultado é acidentes em período de fortes chuvas e ventanias, e disseminação de cupins para estruturas vizinhas. Comunique ao departamento competente junto a prefeitura. Certamente isso contribui para o caos que vem tomando conta das cidades.

Existe algum tratamento preventivo do local onde se pretende erguer uma obra?

Sim. Se você vai construir uma casa ou edifício, não deixe de realizar um serviço de bloqueio químico do solo.

Por um valor bem acessível também, você pode contratar a UNIPRAG para acompanhar a obra e realizar consultoria e intervenções estratégicas em pontos compatíveis.

Vejo muitas reclamações dos vizinhos sobre cupins e iremos reformar o apartamento. É interessante fazer o serviço?

Independente de você perceber cupins, será de grande valia aproveitar uma reforma ou renovação de armários embutidos para realizar um processo preventivo de descupinização, possivelmente o investimento nesse serviço não ultrapasse 5% do valor da obra e trará tranqüilidade e segurança para seu ambiente.

Qualquer empresa está habilitada a realizar uma descupinização?

Faça um estudo sobre o assunto na internet, turbine seu conhecimento e avalie se a “descupinizadora” que convidou a prestar orçamento demonstra domínio e capacidade de execução do serviço.

Algumas “dedetizadoras” funcionam clandestinamente e aplicam substâncias indevidas, como por exemplo produtos agrícolas, ou pasmem, substâncias completamente proibidas como é o caso do arsênico.

Quanto custa uma intervenção para acabar com o cupim?

Um serviço elaborado e que carece de conhecimento técnico não deve ser necessariamente caro, empresas como a UNIPRAG inclusive tem como política definida o justo preço, mas fique bem atento a promessas muito vantajosas. Como em todos os setores da economia, há uma infinidade de golpes no mercado, possivelmente o mais famoso na descupinização, é a venda por volume de litro aplicado.

No meio do serviço o golpista travestido de técnico paralisa o trabalho para te dizer que o volume de calda não vai ser suficiente para acabar com os cupins e que “infelizmente” terá que fazer o triplo de volume, mas que você não se preocupe pois dará um desconto. Exija proposta com o investimento do serviço.

Não é você que tem que arcar com  excesso de produto ou equipamentos. Nossa precificação engloba todas as despesas e caso necessite de serviços paralelos de outros profissionais, como eletricista, gesseiro ou marceneiro, tudo será informado na proposta.

O serviço altera muito a rotina do imóvel?

Ao contrário do que reza a lenda, os cupins são insetos altamente suscetíveis aos inseticidas/cupinicidas. A enorme dificuldade para se “descupinizar” uma estrutura está na forma e locais por onde se movimentam e alojam suas colônias. A depender da espécie, do modelo construtivo e do método a ser empregado, alguns pontos precisarão ser rompidos ou perfurados para inspeção e tratamento.

Na vontade de vender, alguns consultores acabam amenizando essa necessidade. Se você está com a praga no seu imóvel não torça para ouvir apenas coisas legais e positivas, ou escolha apenas a empresa que prometeu não retirar aquela placa de gesso do seu banheiro. Fique atento.

A melhor avaliação é a que trata da verdade e não o que é agradável a escuta do cliente. Para algumas espécies é possível o uso de iscas inteligentes como o sistema SENTRICON que diminui bastante a “quebra” da rotina do imóvel. Consulte cobertura e disponibilidade para sua região.

Cupim

Como abordado no espaço dedicado ao controle de cupins, não há ser humano que não fique angustiado só de imaginar que seu imóvel pode ser atacado por esses insetos. Com fama de indestrutíveis, embora sejam frágeis, essas espécies se caracterizam pela organização e ação solidária dentro de suas colônias.

UNIPRAG

A Uniprag é uma empresa de controle de pragas com atuação nacional, criada com o objetivo de oferecer soluções eficazes com o máximo de segurança para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Certificada em seu sistema de gestão da qualidade conforme a norma NBR ISO 9001:2008, a UNIPRAG possui o maior e mais qualificado corpo técnico do mercado, oferecendo soluções inovadoras, pensando globalmente e agindo de forma localizada com rapidez e qualidade.

 

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: