Central de Atendimento: 0800 704 1528      |

Redes Sociais:
  

Central de Atendimento:

Saiba como montar uma estratégia de controle eficiente de baratas

As baratas urbanas podem ser controladas de diversas formas. Mas como saber qual a maneira mais eficiente para a sua residência ou ambiente de trabalho? Esse inseto é um bom exemplo para mostrar as várias estratégias que podem ser usadas no combate das pragas urbanas. É possível elimina-lo por meio de pulverização de inseticidas ou por meio de iscas em gel, quando aplicadas nos seus esconderijos, como nas borrachas de geladeira, embaixo das mesas e balcões, atrás de quadros e nos mais variados móveis que podem servir de abrigo para a barata.

O controle desse inseto é um dos serviços mais tradicionais no setor de Controle e Manejo de Pragas e o principal causador do seu aparecimento são as más condições sanitárias, que podem surgir tanto em ambientes residenciais quanto em locais como restaurantes, padarias, hipermercados, farmácias de manipulação, entre outros. Portanto, a primeira dica que podemos oferecer para o controle preventivo das baratas é a atenção a limpeza nos locais onde o animal pode procurar um abrigo.

Conheça as principais espécies de baratas urbanas:

No meio urbano, existem duas baratas protagonistas: a Periplaneta americana, conhecida como barata-vermelha devido à coloração avermelhada e também por barata de esgoto. A espécie está ambientada a locais de alto teor de umidade, como esgotos e lixões; e a Blatella germânica, conhecida como baratinha ou barata-germânica. A espécie tem porte pequeno, coloração castanho-clara, com duas faixas longitudinais escuras no pronoto e é encontrada, normalmente, no interior de móveis.

O ciclo de vida médio (do ovo a vida adulta) da Periplaneta varia de 1 a 2 anos. As ninfas não apresentam asas. Os adultos apresentam asas e têm capacidade de voo, mas este só ocorre para dispersão e sempre em altas temperaturas. Já o ciclo de vida médio (ovo- adulto) da Blatella varia de 2 a 6 meses. Não possuem asas e destacam-se pela capacidade de procurar abrigo em restaurantes, padarias, ou seja, em áreas de produção de alimentos.

Esses insetos têm como característica a alta taxa de reprodução. Quanto mais favorável o clima e o ambiente mais elas se proliferam. Sua reprodução ocorre numa média de 27 e 30 dias (variando de acordo com as questões de temperatura, umidade e ambiente). A Periplaneta americana tem de 21 a 25 filhotes por ooteca (espécie de estojo que protege os ovos de alguns insetos) e a Blatella germânica tem quase 30 filhotes por ooteca. Portanto, a periodicidade das visitas técnicas para o controle dessas pragas pode variar, ocorrendo de forma quinzenal ou até mensal.

 


Estratégia: o cuidado em residências e em ambientes comerciais

O cuidado com o ambiente é essencial para a prevenção de infestações. Em locais onde há produção de alimentos são mais favoráveis a proliferação das baratas, mas a sua residência não está livre desse perigo. Porém, para fazer o controle efetivo é preciso saber quais as maneiras corretivas eficientes para as condições de cada local. É necessário, então, saber o tipo da espécie, pois dependendo da barata e da quantidade de baratas no lugar a estratégia de combate pode ser diferente, assim como é importante o monitoramento do ambiente, para saber onde e como aplicar a melhor solução estratégica.

 Pensando nisso, separamos os principais cenários e as formas mais eficientes para combater essa praga, conheça:

 Em residências: as duas formas mais eficientes são por meio de pulverizações líquidas e das iscas géis. O principal cuidado com a pulverização é que essa estratégia requer preparação da área; interdição; e todo um conjunto de providências que amplie os quesitos de segurança. Dependendo do nível de infestação, as pulverizações acabam sendo mais superficiais, não conseguindo eliminar aquelas baratas que estão escondidas nos móveis e armários, quando a espécie de baratas é a Blatella germânica. Para isso, existe a possibilidade de usar as iscas em gel e eliminar o seu problema.

Em ambientes de trabalho: nesses ambientes o combate à praga ocorre da mesma forma, porém, realizar pulverizações durante o expediente de um restaurante ou de uma padaria pode afetar a saúde do ambiente. Por isso, a estratégia nesses locais é utilizar a pulverização enquanto o local não está aberto ao público ou em funcionamento (assim como na sua residência). Agora, se você deseja aplicar outro tipo de intervenção as iscas gel podem ser a melhor solução. Assim, mesmo durante o período de funcionamento, uma padaria ou restaurante, pode receber cuidados e a barata pode ser combatida logo que ingerir o gel, sem se dispersar pelo ambiente e atrapalhar o expediente do local.

Portanto, a pulverização de inseticidas pode ajudar de forma eficiente o ambiente como um todo. Já o uso de formulações em gel age de forma específica no local, mantendo o ambiente livre de ocorrência de baratas. Além disso, pode ser executada com o ambiente em uso e permite a execução da desinsetização sem paralisação das atividades na sua residência ou trabalho, pois pode ser executada a qualquer hora do dia.

Para o combate infalível: Uniprag tem as melhores estratégias

 Agora que você já conhece as principais estratégias, é importante apostar nos melhores parceiros para a dedetização correta do ambiente, seja ele residencial ou de trabalho. Contate a Uniprag e saiba como fazer um controle preventivo e corretivo e acabar com o problema de baratas.

    CATEGORIAS:
Dicas Legislação Notícias

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: